São Paulo, sexta-feira, 7 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pinacoteca traz heranças negras

TATIANA REZENDE

Para comemorar o Mês da Consciência Negra o projeto Pinacoteca no Parque, no Pavilhão Manoel da Nóbrega, inaugura dia 9 a exposição "Arte e Religiosidade no Brasil - Heranças Africanas".
A mostra, que refaz o caminho da memória africana no país, está dividida em quatro segmentos. O setor histórico traz gravuras e litografias de artistas que percorreram o Brasil na primeira metade do século 19, como Debret, e uma exposição de imagens do século 18 e início do 19. Objetos de culto a 16 orixás e peças de arte sacra da Nigéria e de Benin compõem a abordagem do candomblé. Outro espaço traz pequenas esculturas de entidades de sete linhas de umbandas.
No final, uma síntese de todas as partes: trabalhos de quatro artistas que se inspiraram na arte sacra do candomblé e da umbanda para suas criações, como Mestre Didi e Rubem Valentim. A exposição traz ainda 25 fotos em preto-e-branco de Pierre Verger.
(TR)

Pavilhão das Artes Manoel da Nóbrega (pq. Ibirapuera, portão 10, Ibirapuera, região sudoeste, tel. 549-8073). Ter. a dom.: 10h às 18h. Estréia 8/11. Até 14/12. Ingr.: R$ 2 (crianças, estudantes e maiores de 60 anos) e R$ 5 (qui. grátis). Estac. grátis.

Texto Anterior: Panorama discute corpo e memória
Próximo Texto: Glitter une estilos da década de 70
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.