São Paulo, sábado, 8 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Óperas londrinas fundem suas sedes para escapar da falência

IRINEU MACHADO
DE LONDRES

Dívidas e ameaças de falência levarão as duas principais casas de ópera de Londres a se juntar a partir do ano 2000, de acordo com um polêmico projeto do Ministério da Cultura britânico. A Royal Opera e a English National Opera vão passar a ser sediadas no mesmo endereço, o "Covent Garden Theatre".
O novo nome será dado à Royal Opera House, histórico prédio que abrigava a Royal Opera e o Royal Ballet. Atualmente em reforma, a Royal Opera House vai deixar de existir com esse nome, segundo anunciou o ministro da Cultura britânico, Chris Smith.
A English National Opera, que desde 1968 se apresenta no London Coliseum, será transferida para o endereço de sua maior rival.
O anúncio do plano do governo provocou imediata reação no meio cultural britânico. Embora as duas casas estejam situadas no badalado West End, têm uma política distinta: a Royal Opera é elitista e a National Opera é popular.
Ambas são subsidiadas pelo governo e a dívida total das duas casas hoje beira os US$ 9 milhões. O ministro Smith disse que Londres perderia uma de suas casas de ópera para não ter que perder duas. O plano do governo é de vender ou alugar o London Coliseum.

Texto Anterior: "L'Elisir d'Amore" é presente para o público com sua bela alquimia
Próximo Texto: Boca Livre reúne grandes nomes da MPB em novo disco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.