São Paulo, domingo, 16 de novembro de 1997 |
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Como montar uma loja de produtos típicos nordestinos? Rosa Lima (Carapicuíba, SP) O interessado em abrir uma loja especializada em artigos regionais precisa ter em mente que o negócio deve atingir um público específico. Por isso é importante verificar se o bairro tem uma quantidade razoável de consumidores vindos da mesma região e com os mesmos hábitos de consumo. Geralmente esse tipo de loja é direcionado a produtos alimentícios. Para montar um negócio nesses moldes, é recomendável que o empreendedor tenha um excelente conhecimento do tipo de produto que venderá, como os itens utilizados na culinária nordestina. No ramo do comércio, conhecimentos sobre administração, controle de estoques e tato para lidar com pessoas são imprescindíveis para ter sucesso no negócio. A loja deverá ser instalada em locais de grande circulação de pessoas e de fácil acesso ou então em bairros com grande concentração de habitantes que se encaixam no perfil do público-alvo. As instalações devem ser arejadas. Em geral, a iluminação não é excessiva. Também é importante que a decoração e a disposição dos artigos sigam as características das lojas tradicionais do Nordeste. A utilização de material mais rústico para a montagem auxilia o empresário a criar um ambiente adequado. Deverão ser dispostos na loja prateleiras, um balcão refrigerado e um outro para a caixa registradora ou o computador. Os produtos devem ficar ao alcance dos consumidores, como é feito em supermercados, para que eles tenham liberdade na hora de fazer a escolha. Os consumidores geralmente encontram os seguintes itens nessas lojas: carne de sol, farinhas em geral, apetrechos para feijoada, doces típicos, como rapadura, além de produtos convencionais, como sucos e frutas da região. A empresa deve ser registrada nos seguintes órgãos para a sua abertura: Junta Comercial, Secretaria da Fazenda, prefeitura e INSS, além do sindicato patronal. O empresário deve providenciar o Alvará de Funcionamento na prefeitura e verificar as exigências junto ao Corpo de Bombeiros. As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. As cartas serão respondidas pelo Sebrae exclusivamente nesta seção. Texto Anterior: Patrocínios dividem espaço em quimono Próximo Texto: Estrangeiras preparam desembarque Índice |
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