São Paulo, domingo, 16 de novembro de 1997 |
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Estrangeiras preparam desembarque
CLEBER MARTINS
Mas é a fórmula que a rede A&W Restaurants quer usar para conquistar um lugar ao sol no mercado brasileiro de fast food. A rede, fundada em 1919, em Michigan, planeja mais do que simplesmente vender hambúrguer, hot dog e batata frita -os principais produtos de seu cardápio. "Procuramos criar ambientes voltados para décadas passadas", afirma Matt Zubradt, 37, diretor de operações e desenvolvimento para a América Latina. Além do clima retrô, a empresa também pretende divulgar o consumo de refrigerantes do tipo "root-beer", comum nos EUA. Dará certo no Brasil? Segundo Zubradt, o currículo internacional da marca é um bom parâmetro. A A&W possui 780 unidades nos Estados Unidos e 170 espalhadas por 12 países, como Tailândia, México, Japão e Indonésia. Para concretizar o projeto de expansão, a rede quer desembarcar por aqui com algumas cartas na manga. Um dos principais pontos da estratégia é o conhecido "atacar primeiro pelas bordas". As cidades de São Paulo e Rio estão fora dos planos iniciais de entrada da marca no país. Os alvos preferenciais são cidades como Santos (SP), Ribeirão Preto (SP), Curitiba, Brasília e Porto Alegre. "O custo de marketing no Rio e em São Paulo é muito alto. A marca poderia gastar milhões sem conseguir ficar conhecida." Adotar um sistema de master-franquias por região é outro plano da A&W. Também poderão ser criados cardápios regionais. "Já temos mais de 200 grupos interessados nas franquias." Uma loja da marca vai exigir um investimento de cerca de US$ 300 mil. Onde encontrar - A&W Restaurants/Cintra Leite Consultores: (011) 816-7555. Texto Anterior: Como montar uma loja de produtos típicos nordestinos? Próximo Texto: Estrangeiras preparam desembarque Índice |
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