São Paulo, terça-feira, 18 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Copom define amanhã juros para dezembro

Não há previsão de taxa

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Copom (Comitê de Política Monetária) se reúne amanhã para fixar as taxas básicas de juros para o mês de dezembro. Ainda não existe definição da equipe econômica quanto a uma possível redução das taxas.
O mais provável é que o governo mantenha as taxas no mesmo patamar de novembro até que seja afastada a possibilidade de um ataque especulativo ao real.
Somente uma decisão política, para amenizar os efeitos do pacote fiscal, pode fazer com que as taxas de juros para o próximo mês sofram uma pequena diminuição.
No final de outubro, o Banco Central convocou reunião extraordinária do Copom e dobrou as taxas de juros (TBC e TBAN) para novembro.
As duas taxas servem para corrigir os empréstimos do BC aos bancos e são referência para o mercado. A decisão de aumentar os juros foi tomada pelo Copom depois que o BC realizou sete leilões para vender dólares para conter a ação de especuladores que apostavam na desvalorização do real e visou evitar fuga de capital estrangeiro.

Texto Anterior: Governo amplia a operação dos planos abertos de previdência
Próximo Texto: Governo vai mudar sistema de seguro obrigatório para carros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.