São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretário 'porco' tolera caçamba irregular

MARCELO OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário das Administrações Regionais de São Paulo, Alfredo Mário Savelli, tolera a presença de três caçambas irregulares de entulho nas calçadas da alameda Santos, nos Jardins (zona sudoeste), onde fica a secretaria.
Anteontem, o secretário disse que a cidade está suja porque a população "é porca". Duas das caçambas estão na calçada do prédio 2.359 da alameda, em frente ao prédio da secretaria.
A prefeitura não recolhe todo o entulho da cidade e permite que empresas também executem esse serviço. Mas a prefeitura deve multar quando as caçambas são usadas de forma irregular.
Se deixadas sobre a calçada, cabe à Secretaria das Administrações Regionais multar o responsável. Na rua, a fiscalização fica a cargo do DSV (Departamento de Operações do Sistema Viário).
Segundo a assessoria de imprensa da SAR, a secretaria só tem multado os infratores quando os moradores "reclamam muito", pois a secretaria aguarda a votação de um projeto de lei, em tramitação na Câmara Municipal desde 1994, que regulamenta a questão.
Ontem à tarde, também os fundos e a lateral do prédio onde está instalada a SAR, na alameda Santos, estavam tomados por restos de alumínio e madeira de antigas divisórias. A SAR está em reforma e informou que pediu a retirada diária do lixo à prefeitura.
Mea culpa
Em entrevistas concedidas ontem, o secretário disse que também é porco. "Eu sou palmeirense, eu sou porco também", disse.
Em compensação, o secretário, em pessoa, ontem não jogou lixo no chão. A Folha o acompanhou em três eventos, por mais de três horas e nada foi atirado no chão.
Segundo Savelli (leia texto abaixo), ao usar a frase de anteontem, sua intenção era a de criar impacto. "Quis chamar a população para pensar em como colaborar com a limpeza da cidade."
Em entrevista à Folha, Savelli disse que, no futuro, poderá voltar a usar frases polêmicas.
"Seria uma economia com publicidade", afirmou. "Ganhamos todos, a população, a cidade e a prefeitura."
Segundo o secretário, os outdoors da prefeitura usados este ano como forma de conscientizar a população para o problema da sujeira "têm dado certo", mas o resultado final não foi o esperado.
"Gastamos um dinheirão com outdoors e uma frase dessas, assim, dita de forma simples, gera muito mais polêmica e discussão."
O prefeito Celso Pitta afirmou ontem que não desaprova a declaração do secretário. "A limpeza da cidade só terá resultados com a participação de todos. Este é o sentido das declarações do Savelli."

Texto Anterior: Araraquara veta banca com material 'obsceno'
Próximo Texto: Infecção em maternidade mata 12 bebês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.