São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Decon deve convocar Savelli para depor

ALEBRTO RAMOS; EDSON MONTEIRO
DA "FOLHA DA TARDE"

O secretário das Administrações Regionais, Alfredo Mário Savelli, deve ser convocado pelo Decon (Departamento de Polícia do Consumidor) para depor no inquérito que apura denúncias de corrupção de fiscais da prefeitura contra camelôs.
As primeiras denúncias foram publicadas pela Folha e pela "Folha da Tarde" no início do mês, em reportagens que mostravam repórteres se fazendo passar por camelôs tendo informações da propina que teriam que pagar para obter um ponto na rua.
Savelli deve ser convocado para depor sobre as denúncias sobre cobrança de propina na Regional da Penha (zona leste), controlada pelo vereador Vicente Viscome.
Ofícios apresentados ontem no Decon mostram que ele tinha conhecimento do fato desde o dia 23 de setembro.
Os ofícios foram levados pelo presidente da Anesp (Associação dos Nordestinos do Estado de São Paulo), Carlos Roberto de Freitas.
Freitas confirmou ao delegado Francisco Missaci que teria sido pressionado a pagar propina a Tânia de Paula, assessora do vereador Viscome lotada na regional.
Segundo Freitas, a assessora exigiu, em agosto último, R$ 1.000 semanais para a manutenção da Feira de Hábitos e Costumes Nordestinos, em área municipal próxima à estação do metrô Vila Matilde (zona leste). Como a Anesp não quis pagar a propina e comprar uma rifa de um automóvel, de R$ 500, a feira foi retirada do local.
"Eu liguei para o secretário e contei sobre a propina. Ele disse que iria 'puxar a orelha' de Viscome e pediu que eu pusesse tudo no papel", disse a vice-presidente da Anesp, Francisca Bezerra.
"Com toda certeza, o secretário será intimado a depor", disse ontem o delegado Missaci. Ele não definiu data para ouvir Savelli.
Também depuseram ontem no Decon os fiscais da Regional Santana Rogério Aparecido da Silva, o "Boy", Herculano Firmino Coelho, o "Lula", Geraldo dos Santos e o supervisor de fiscalização Antonio Fratic Bacic. Todos negaram participação no esquema.
Secretário
O secretário das Administrações Regionais, Alfredo Mário Savelli, disse ontem não se lembrar para qual departamento encaminhou a denúncia do presidente da Anesp.
(ALEBRTO RAMOS e EM)

Texto Anterior: Infecção em maternidade mata 12 bebês
Próximo Texto: 'Boy' se esconde em porta-malas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.