São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adoção pode ser opção

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

Uma das medidas propostas pelos pesquisadores para intensificar o combate à Aids entre mulheres e crianças é a criação da "família ampliada": uma família que, em troca de uma bolsa-auxílio, cuida de uma criança com HIV-Aids ou órfã por causa da doença.
O IBGE estima que 10,6 mil crianças brasileiras já perderam a mãe em decorrência da doença. A mesma estimativa revela que outros 172,4 mil filhos de mães contaminadas pelo HIV podem ficar órfãos.
Na opinião de Miguel Fontes, a "família ampliada" tem a vantagem de dar assistência e carinho a uma criança sem retirá-la de sua comunidade e sem cortar seus vínculos sociais com a escola e os amigos.
Outra proposta é a criação de bancos de leite comunitários, com técnicos capazes de orientar as mães soropositivas sobre como pasteurizar seu leite, por exemplo.
(FE)

Texto Anterior: Pesquisa mostra 205% mais bebês com Aids
Próximo Texto: Cresce morte de mulheres de 30
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.