São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cirurgia de coluna encurta recuperação

Técnica é demonstrada por americano

DA REPORTAGEM LOCAL

O médico norte-americano Robert Winter realizou ontem, no centro cirúrgico da AACD (Associação de Assistência à Criança Defeituosa), em São Paulo, demonstração de uma técnica cirúrgica que reduz o tempo de recuperação de pacientes com desvios de coluna ou recuperação de fraturas.
A cirurgia consiste na correção da coluna vertebral de pacientes que têm graves desvios por meio de hastes e ganchos implantados nas vértebras sob os músculos.
A correção por ganchos é feita desde 1964. A contribuição de Winter consiste na introdução de instrumentos que ele mesmo desenvolveu, mais resistentes, menores e que resultam, entre outros benefícios, em saliências menores sob a pele do paciente.
"A técnica atual permite que o paciente volte a andar no terceiro ou quarto dia de recuperação. Em duas ou três semanas, essa pessoa está de volta às suas atividades", diz o diretor-clínico da AACD, o médico Ivan Ferraretto, 56.
O desvio lateral da coluna, chamado de escoliose, tem incidência maior em pessoas do sexo feminino e normalmente é corrigido na adolescência.
São várias as causas da deformidade, entre elas doenças musculares, paralisia infantil e herança genética. O desvio pode levar à morte, por afetar o sistema respiratório cardiovascular.

Texto Anterior: Gaúcho teme mais a Aids que os assaltos
Próximo Texto: Criança come pão com veneno e morre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.