São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 1997
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Serviço on line desenvolve comunidades de negócios

Tecnologias de segurança estimulam a criação de sites

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

As novas tecnologias de segurança estão fazendo o comércio eletrônico crescer e se multiplicar.
Na semana passada, entrou no ar o Tradebox (www.tradebox.com. br), site da Internet criado para abrigar negócios entre empresas.
A idéia, segundo Alberto Di Saint's, diretor do Tradebox, é oferecer acesso a empresas de qualquer porte, a um custo acessível, inferior ao do sistema convencional de troca de informações (EDI).
O serviço tem três objetivos: negócios entre empresas, transações entre lojas virtuais e consumidores, e licitações públicas. Os participantes podem ser locais ou internacionais, uma vez que o sistema é multiidioma e multimoeda.
Âncora
Nessa primeira fase, o Tradebox se concentra na criação de comunidades -uma empresa maior funciona como âncora, negociando com fornecedores e clientes.
Os assinantes podem operar off line -os arquivos gerados no Tradebox, como pedidos de mercadorias, podem ser processados primeiro e enviados depois à rede.
A assinatura básica custa o equivalente a US$ 250 por mês.
O Tradebox é administrado pela TravelNet e têm apoio tecnológico da Microsoft e da VeriFone, que implanta o SET (Secure Electronic Transactions).
O SET é o protocolo internacional de segurança para pagamento com cartão de crédito na Internet desenvolvido pelas administradoras de cartões Visa e MasterCard.
Certisign e Verisign reforçam a segurança do sistema, certificando a identidade dos participantes.
O Unibanco é a instituição financeira integrada ao Tradebox para operações financeiras. Também o transporte das mercadorias poderá ser contratado on line.
Saint's prevê adesão de 25 mil empresas ao serviço no primeiro ano e expansão para outros países a partir de julho de 1998.
"Hoje, o comércio eletrônico movimenta US$ 8 bilhões por ano no mundo. Em 2002, serão US$ 327 bilhões", diz o diretor do Tradebox, citando pesquisa da Forrester Research.
Megaloja
Animações são o chamariz do site Banco Real Megastore (www. megastore.bancoreal.com.br), uma grande loja virtual recém-lançada pelo Banco Real.
Voltada ao consumidor final, a Megastore tem em comum com o Tradebox a segurança dos dados nas transações com cartões de crédito, por meio do SET.
Uma das atrações são os vídeos em 360 graus dos hotéis Transamérica São Paulo e Comandatuba, que estimulam as reservas, que podem ser feitas no balcão on line.
A aposta do banco na loja virtual vem respaldada nos resultados da pesquisa Cadê/Ibope, segundo a a qual 97% dos internautas brasileiros já compraram pela rede.
Canadá
O Royal Bank of Canada (www. royalbank.com), que vem testando um sistema de comércio eletrônico desde o início do ano, também aderiu ao padrão SET.
O sistema, ainda com acesso restrito, utiliza os softwares da VeriFone "vPOS", para o lojista aceitar o pedido, "vWALLET", para o consumidor pagar, e "vGATE", para o banco creditar ao lojista.
Faz parte do piloto a Proof in Advance Education, de Toronto, que vende aulas em fitas cassete. A interface das lojas é feita com o "Net.Commerce", da IBM.
(LR)

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