São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 1997 |
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Serviço on line desenvolve comunidades de negócios Tecnologias de segurança estimulam a criação de sites LUCIA REGGIANI
Na semana passada, entrou no ar o Tradebox (www.tradebox.com. br), site da Internet criado para abrigar negócios entre empresas. A idéia, segundo Alberto Di Saint's, diretor do Tradebox, é oferecer acesso a empresas de qualquer porte, a um custo acessível, inferior ao do sistema convencional de troca de informações (EDI). O serviço tem três objetivos: negócios entre empresas, transações entre lojas virtuais e consumidores, e licitações públicas. Os participantes podem ser locais ou internacionais, uma vez que o sistema é multiidioma e multimoeda. Âncora Nessa primeira fase, o Tradebox se concentra na criação de comunidades -uma empresa maior funciona como âncora, negociando com fornecedores e clientes. Os assinantes podem operar off line -os arquivos gerados no Tradebox, como pedidos de mercadorias, podem ser processados primeiro e enviados depois à rede. A assinatura básica custa o equivalente a US$ 250 por mês. O Tradebox é administrado pela TravelNet e têm apoio tecnológico da Microsoft e da VeriFone, que implanta o SET (Secure Electronic Transactions). O SET é o protocolo internacional de segurança para pagamento com cartão de crédito na Internet desenvolvido pelas administradoras de cartões Visa e MasterCard. Certisign e Verisign reforçam a segurança do sistema, certificando a identidade dos participantes. O Unibanco é a instituição financeira integrada ao Tradebox para operações financeiras. Também o transporte das mercadorias poderá ser contratado on line. Saint's prevê adesão de 25 mil empresas ao serviço no primeiro ano e expansão para outros países a partir de julho de 1998. "Hoje, o comércio eletrônico movimenta US$ 8 bilhões por ano no mundo. Em 2002, serão US$ 327 bilhões", diz o diretor do Tradebox, citando pesquisa da Forrester Research. Megaloja Animações são o chamariz do site Banco Real Megastore (www. megastore.bancoreal.com.br), uma grande loja virtual recém-lançada pelo Banco Real. Voltada ao consumidor final, a Megastore tem em comum com o Tradebox a segurança dos dados nas transações com cartões de crédito, por meio do SET. Uma das atrações são os vídeos em 360 graus dos hotéis Transamérica São Paulo e Comandatuba, que estimulam as reservas, que podem ser feitas no balcão on line. A aposta do banco na loja virtual vem respaldada nos resultados da pesquisa Cadê/Ibope, segundo a a qual 97% dos internautas brasileiros já compraram pela rede. Canadá O Royal Bank of Canada (www. royalbank.com), que vem testando um sistema de comércio eletrônico desde o início do ano, também aderiu ao padrão SET. O sistema, ainda com acesso restrito, utiliza os softwares da VeriFone "vPOS", para o lojista aceitar o pedido, "vWALLET", para o consumidor pagar, e "vGATE", para o banco creditar ao lojista. Faz parte do piloto a Proof in Advance Education, de Toronto, que vende aulas em fitas cassete. A interface das lojas é feita com o "Net.Commerce", da IBM. (LR) Texto Anterior: Como resolver a instalação do kit Próximo Texto: Saem novos tipos de registro na rede Índice |
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