São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tecnologia leva movimento à Internet

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Animação é doce ilusão. Um movimento é picado em várias imagens, que são gravadas em sequência e apresentadas em uma velocidade tal que engana nossos olhos e os faz enxergar um movimento.
Essa é a verdade da ilusão do cinema, mas não a da Internet. Os filmes iludem os olhos com sequências que seguem numa velocidade de 24 quadros por segundo.
Em vídeo, conseguem-se 30 quadros por segundo. Mas na Internet não há passagem na linha telefônica comum para tudo isso.
Basta fazer a conta. O padrão de velocidade nas transferências de arquivos pela rede hoje é de até 33,6 mil bits por segundo, o equivalente a cerca de 4,2 Kbytes/s. É uma taxa baixíssima, comparada aos 600 Kbytes/s alcançados pelo lerdo leitor de CD-ROM de 4X.
Para complicar, as linhas não são das melhores, o que limita ainda mais os vôos de quem quer incrementar sua home page.
Segundo os designers de sites ouvidos pela Folha, uma animação convencional não deve ter muito mais que 15 Kbytes.
Nesse tamanho, vai levar cerca de quatro segundos para aparecer, considerando linha telefônica e modem de boa qualidade. Não engana olho algum, mas alegra.
Gif animado
Há vários meios de dar movimento às páginas. O mais antigo e o mais usado é o Gif animado.
Como uma boa ilusão que se preze, ele é uma sequência de imagens em formato Gif (um dos padrões para arquivar imagens em computador) que engana o programa de navegação -o navegador fica procurando a dica da imagem que deve mostrar; como não a encontra, repete a sequência.
O Gif admite foto, desenho ou letra e é fácil de usar.
Applet de "Java"
Bastante esperto, o applet é um programete formado por um conjunto de comandos em "Java", linguagem enxuta criada pela Sun. É muito utilizado para criar movimentos com letras.
Junto com o documento em "HTML" (linguagem de hipertexto da Internet), o applet é copiado para a máquina do usuário, quando então é executado.
O usuário não tem como saber o que o applet vai fazer, porque não tem acesso ao código-fonte. Essa característica deu origem aos applets do mal, que circulam pela rede para xeretar no micro alheio.
ActiveX
Tecnologia criada pela Microsoft, o ActiveX permite pendurar documentos e objetos interativos nas páginas. Os objetos se tornam ativos e respondem a eventos.
Um dos recursos criados com ActiveX é o Surround Video, que permite navegação em 360 graus no interior de objetos.
No time dos navegadores de interiores estão também o "QuickTime VR" e a "VRML", linguagem modeladora de realidade virtual, todos pesados.
Já os recentes "HTML Dinâmico" e "Flash2" oferecem formas de transferir dados que permitem criar páginas movimentadas e leves.

Texto Anterior: Saem novos tipos de registro na rede
Próximo Texto: Onde pendurar suas home pages de graça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.