São Paulo, segunda-feira, 24 de novembro de 1997
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Mantiqueira leva o Brasil ao Grammy 97

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A banda Mantiqueira está entre os grupos e músicos selecionados para concorrer ao Grammy -o prêmio anual da indústria fonográfica dos EUA.
A cerimônia de entrega acontece no dia 25 de fevereiro do ano que vem, em Nova York.
O CD "Aldeia", primeiro disco da "big band" paulista, disputa com outros 16 indicados ao prêmio da categoria "melhor performance de jazz latino".
Também participam dessa disputa o saxofonista cubano Paquito D'Rivera (com o álbum "Island Stories"), que foi premiado no último Grammy, e os trompetistas norte-americanos Roy Hargrove (com "Habana") e Herb Alpert (com "Passion Dance").
Estilo brasileiro
O páreo é difícil. Mesmo assim, a simples inclusão da banda Mantiqueira na primeira lista de indicados ao prêmio Grammy já prestigia um trabalho que não deve nada aos melhores grupos do gênero no mundo inteiro.
Liderada pelo arranjador e saxofonista paulista Nailor "Proveta" Azevedo, a Mantiqueira desenvolve um estilo de "big band" marcadamente brasileiro.
O repertório e os arranjos da banda atualizam as experiências pioneiras de orquestras nacionais dos anos 40 e 50, como a Tabajara (conduzida pelo maestro Severino Araújo) ou a Simonetti.
Criada no ano de 1992, a banda Mantiqueira conseguiu uma proeza rara na área da música instrumental: formou um público fiel, apresentando-se durante cerca de três anos no extinto bar Vou Vivendo. Outras temporadas seguiram-se no palco do Supremo Musical.
"Aldeia"
Trocando progressivamente os clichês das "big bands" norte-americanas por uma linguagem orquestral mais brasileira, já a partir de 1994 a banda Mantiqueira começou a encontrar seu estilo definitivo.
O CD "Aldeia", lançado no final do ano passado pelo selo Pau Brasil, é sem dúvida um dos trabalhos mais consistentes dos últimos anos, no campo do instrumental brasileiro.
O repertório mistura composições originais do maestro Proveta ("À Procura" e "Aldeia") com arranjos de clássicos da música popular brasileira, como o choro "Carinhoso" (Pixinguinha) e a bossa "Insensatez" (de Tom Jobim e Vinicius de Moraes).
"Não temos preconceitos contra o jazz ou contra 'standards', mas preferimos enfatizar melodias brasileiras. A proposta da banda é resgatar a beleza da nossa música", dizia Proveta à época do lançamento do disco.

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