São Paulo, segunda-feira, 24 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Ainy' é o 'Segura o Tchan' dos egípcios

SÉRGIO DÁVILA
DO ENVIADO ESPECIAL AO EGITO

O "Segura o Tchan" egípcio chama-se "Ainy". É a música de maior sucesso atualmente -basta um carro passando com o rádio ligado ou alguém assobiando, todos começam a cantar junto.
O título significa algo como "eu nem imaginava" (que iria me apaixonar) e a música resume o pop atual do país: fala de amor, mistura som árabe tradicional com música de churrascaria e é cantada pelo megastar Hamid el Shari, líbio, no país há sete anos.
El Shari divide as paixões locais com a tradicional Umm Kalthoum, "a diva da música árabe", morta em 1975, mas ainda reverenciada por legiões.
Nas telas, a estrela é o diretor Ioussef Chahine (leia texto abaixo), que teve seu "O Destino" premiado no último Festival de Cannes. Detalhe: no Egito, cartazes dos filmes, assim como outdoors de qualquer produto, de carros a geladeiras, são pintados a mão, como nos velhos cinemas.
Já na literatura, Naguib Mahfouz, espécie de Jorge Amado egípcio, corre sozinho. Foi primeiro escritor de língua árabe a ganhar o Nobel, em 1988.

Texto Anterior: KUSHARI
Próximo Texto: Ioussef Chahine filma país brega e chique
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.