São Paulo, segunda-feira, 24 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portugal marcou a praia em 1501

EMANUEL NERI
DO ENVIADO ESPECIAL

Se o visitante que for a Natal gostar de história, uma opção é conhecer a praia em que foi colocado o primeiro dos marcos coloniais portugueses. O marco é da expedição de Gaspar de Lemos, de 1501.
Conhecida por praia do Marco, fica em São Miguel do Gostoso (119 km ao norte de Natal). Da sede do município, uma bela praia, até o local do marco colonial, são 19 quilômetros. A estrada é péssima -é melhor ir pela praia, de buggy.
A visita vale pelo local em si. O marco que está na praia é uma réplica do original, que está num museu do forte dos Reis Magos, em Natal. Mas a população local está fazendo campanha para que o marco volte ao seu local de origem.
A prefeitura pretende criar um pequeno museu sobre a história do Descobrimento do Brasil. Para isso, está reunindo documentos sobre a expedição. Há registros de uma carta de Américo Vespúcio, que integrava a expedição, para o rei de Portugal. No marco, em pedra lioz, estão esculpidas a cruz da Ordem de Cristo e as armas do rei.
O historiador Luiz da Câmara Cascudo fez várias visitas ao local. A primeira ocorreu em agosto de 1928. Segundo ele, o marco "afirmava a soberania portuguesa nas regiões onde era encontrado".
O marco, segundo Cascudo, era um "sinal da política colonizadora de dom Manoel, herdeiro da campanha marítima de dom João 2º". Para o historiador, a cruz esculpida no marco "significava que as terras conquistadas pertenciam ao rei para a difusão da fé".
Após colocar o marco colonial no Rio Grande do Norte, a expedição de Gaspar de Lemos viajou para o sul, onde também colocou outros marcos. Um deles foi em Cananéia, no litoral paulista. Todos esses marcos, segundo Cascudo, "comprovam a mesma finalidade -posse jurídica do rei de Portugal (das terras do Brasil)".
"O marco de pedra existente na praia do Rio Grande do Norte é indubitavelmente o mais antigo padrão colonial e o primeiro que foi chantado na terra do Brasil", afirma Câmara Cascudo.
(EN)

Texto Anterior: Carnatal bota bloco na rua pela sétima vez
Próximo Texto: SP ganha Sofitel com vista para o parque
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.