São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resolução impede empréstimo

CHICO SANTOS
DA SUCURSAL DO RIO

O BNDES está impedido de fazer novos empréstimos à Prefeitura de São Paulo pela resolução 2.444 do Banco Central, do último dia 14, que limita o montante dos empréstimos dos bancos ao setor público à soma dos saldos apurados em 30 de setembro deste ano.
Há informações de que o banco apressaria a liberação de R$ 300 milhões para a prefeitura, como resultado da aproximação entre o ex-prefeito Paulo Maluf, presidente do PPB (partido do prefeito Celso Pitta), e o presidente Fernando Henrique Cardoso.
A resolução do BC, segundo o diretor do BNDES para as áreas social e regional, Paulo Hartung, impede que o banco financie agora o fura-fila e o programa de corredores exclusivos para ônibus de São Paulo, como quer Pitta.
Hartung negou haver pressões para liberação do empréstimo. Segundo ele, a análise desses projetos está em fase de discussões técnicas entre o banco e a prefeitura, não havendo valor definido. As discussões deverão se prolongar pelo menos até janeiro. Só depois disso os projetos poderão ser analisados do ponto de vista de crédito.
Pitta questionou as afirmações de Hartung. "O que vale mais: a palavra de um diretor do BNDES ou a palavra do presidente da República?", afirmou o prefeito.
O BNDES diz ter hoje contratos de US$ 1,6 bilhão em transportes urbanos com vários governos.

Texto Anterior: Empréstimo do BNDES a SP é questionado
Próximo Texto: Lobistas podem desfigurar pacote fiscal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.