São Paulo, sexta-feira, 28 de novembro de 1997 |
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Londres homenageia montadora de Scorsese
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS LÚCIA NAGIBO 41º Festival de Cinema de Londres, que foi encerrado no último dia 23, teve como vencedores os filmes "Dance of the Wind" (melhor filme britânico segundo o público), dirigido pelo indiano residente na Inglaterra Rajan Khosa, e "La Vie de Jésus", do francês Bruno Dumont (melhor filme de diretor estreante). A personalidade mais homenageada do festival foi Thelma Shoonmaker-Powell. Ela recebeu o grande prêmio do Britsh Film Institute, dando sequência a uma lista de celebridades premiadas pelo BFI que inclui Michael Caine, Bette Davis e Orson Welles. Thelma desenvolve há mais de 30 anos uma brilhante carreira de montadora, marcada pela colaboração desde os anos 60 com Martin Scorsese, cujo "Touro Indomável" lhe valeu o Oscar de melhor montagem em 1980. Thelma é também a viúva do famoso cineasta britânico Michael Powell, que, depois de uma longa carreira na Inglaterra, transferiu-se para os Estados Unidos, onde se tornou mestre e modelo de diretores americanos, dentre eles Coppola e o próprio Scorsese. "His Lordship", filme de Powel considerado perdido, foi recentemente redescoberto e restaurado pelo BFI, tendo uma emocionante primeira exibição, após 60 anos, no festival de Londres, com a presença de Thelma, que, junto com o público, assistiu ao filme pela primeira vez. Numa "masterclass" para um auditório de quase mil pessoas, a montadora narrou com detalhes fascinantes seu longo trabalho ao lado de Scorsese. "Aprendi tudo com ele", confessou. "Scorsese é, ele mesmo, um grande montador e participa de cada corte. Ele acompanha absolutamente tudo em seus filmes e é a melhor escola de cinema que eu poderia ter tido." "Touro Indomável" Com relação a "Touro Indomável", o papel de seu marido foi muito além da mera influência. "Scorsese fez questão de levar Michael a todas as locações e aos treinos dos lutadores de box que participaram do filme. Michael achou ruim que a cor vermelha das luvas de box se destacasse tanto. Foi quando Scorsese teve a idéia de fazer o filme em preto-e-branco." Mas houve discordâncias também. Scorsese levou meses fazendo Robert De Niro engordar para alcançar as medidas de um peso médio de box, processo que Michael Powell achava descabido: para ele, bastava usar um dublê. Mas, segundo Thelma, o próprio De Niro concordou em transformar-se num lutador de box. Passou dois anos treinando e, ao fim desse período, estava pronto para lutar como um profissional. Trechos de vários filmes de Scorsese, como "Taxi Driver" e "Cape Fear", foram passados. Durante as exibições, Thelma explicou o delicado trabalho de sincronização de imagem e som. Falou ainda sobre impressões, mixagem sonora e velocidade. E lançou muita expectativa com relação ao próximo filme de Scorsese sobre o Dalai Lama, rodado no Tibete, cuja edição ela acabou de concluir. Texto Anterior: 'Anahy' tem os pampas, mas desperdiça a história Próximo Texto: Filme de Figgis une Snipes e Nastassja Kinski em adultério Índice |
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