São Paulo, sexta-feira, 28 de novembro de 1997
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Londres homenageia montadora de Scorsese

DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

LÚCIA NAGIB
O 41º Festival de Cinema de Londres, que foi encerrado no último dia 23, teve como vencedores os filmes "Dance of the Wind" (melhor filme britânico segundo o público), dirigido pelo indiano residente na Inglaterra Rajan Khosa, e "La Vie de Jésus", do francês Bruno Dumont (melhor filme de diretor estreante).
A personalidade mais homenageada do festival foi Thelma Shoonmaker-Powell. Ela recebeu o grande prêmio do Britsh Film Institute, dando sequência a uma lista de celebridades premiadas pelo BFI que inclui Michael Caine, Bette Davis e Orson Welles.
Thelma desenvolve há mais de 30 anos uma brilhante carreira de montadora, marcada pela colaboração desde os anos 60 com Martin Scorsese, cujo "Touro Indomável" lhe valeu o Oscar de melhor montagem em 1980.
Thelma é também a viúva do famoso cineasta britânico Michael Powell, que, depois de uma longa carreira na Inglaterra, transferiu-se para os Estados Unidos, onde se tornou mestre e modelo de diretores americanos, dentre eles Coppola e o próprio Scorsese.
"His Lordship", filme de Powel considerado perdido, foi recentemente redescoberto e restaurado pelo BFI, tendo uma emocionante primeira exibição, após 60 anos, no festival de Londres, com a presença de Thelma, que, junto com o público, assistiu ao filme pela primeira vez.
Numa "masterclass" para um auditório de quase mil pessoas, a montadora narrou com detalhes fascinantes seu longo trabalho ao lado de Scorsese.
"Aprendi tudo com ele", confessou. "Scorsese é, ele mesmo, um grande montador e participa de cada corte. Ele acompanha absolutamente tudo em seus filmes e é a melhor escola de cinema que eu poderia ter tido."
"Touro Indomável"
Com relação a "Touro Indomável", o papel de seu marido foi muito além da mera influência. "Scorsese fez questão de levar Michael a todas as locações e aos treinos dos lutadores de box que participaram do filme. Michael achou ruim que a cor vermelha das luvas de box se destacasse tanto. Foi quando Scorsese teve a idéia de fazer o filme em preto-e-branco."
Mas houve discordâncias também. Scorsese levou meses fazendo Robert De Niro engordar para alcançar as medidas de um peso médio de box, processo que Michael Powell achava descabido: para ele, bastava usar um dublê.
Mas, segundo Thelma, o próprio De Niro concordou em transformar-se num lutador de box. Passou dois anos treinando e, ao fim desse período, estava pronto para lutar como um profissional.
Trechos de vários filmes de Scorsese, como "Taxi Driver" e "Cape Fear", foram passados.
Durante as exibições, Thelma explicou o delicado trabalho de sincronização de imagem e som. Falou ainda sobre impressões, mixagem sonora e velocidade. E lançou muita expectativa com relação ao próximo filme de Scorsese sobre o Dalai Lama, rodado no Tibete, cuja edição ela acabou de concluir.

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