São Paulo, sexta-feira, 28 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pequenos espaços 'garimpam' talentos

ANA CRISTINA PESSINI

Os anos 70 e 80 foram do Lira Paulistana, do Espaço Off e do Teatro Mambembe. Agora são pequenos espaços como o KVA, o Anexo Domus e A Casa, inaugurados neste ano, que apostam na renovação do cenário musical paulistano. Para isso mantêm uma programação musical constante, diversificada e de qualidade destacando novos talentos.
Funcionando no antigo endereço que abrigou o Blen Blen Club, o KVA abriu suas portas dia 3 de outubro com a finalidade de sustentar o Centro Cultural Elenko, uma Organização Não Governametal que oferece cursos de dança, teatro e artes plásticas durante o dia.
A noite o KVA se transforma em um misto de bar -o KVA Café- e casa noturna com espaço para shows. A prova de que a fórmula parece estar dando certo é que amanhã a casa inaugura mais dois espaços para espetáculos -a sala Thomas Edson, com 120 lugares, destinada a shows mais intimistas, e a sala de Reboco, um galpão para 700 pessoas. A primeira recebe Tutti Baê, às 21h, e a segunda, o Forró do Primo, às 23h.
Entre os nomes promissores que já passaram pelo KVA estão Virgínia Rosa, Rita Ribeiro e Zeca Baleiro e Mestre Ambrósio. A prata da casa, no entanto, é Márcio Werneck e a Caboclada, em cartaz há dois meses, com última apresentação amanhã.
"Queríamos montar um pequeno centro cultural que discutisse a cultura brasileira com abertura para o que acontece também exterior", afirma o músico Benjamim Taubkin. Ele coordena a programação do Espaço Cultural A Casa junto com Renata Bueno Mellão, Rita Mendonça e Ana Mutran.
Locada numa bela residência projetada pelo arquiteto Eduardo Longo, o projeto foi inaugurado no final de maio e mantém desde setembro uma programação musical regular, que inclui desde os Concertos na Piscina (espaço coberto onde o público fica dentro de uma piscina vazia com os músicos fora em volta) até recitais de piano na sala de estar, além da programação de cursos, aos sábados, voltada para crianças.
Além dos músicos conceituados que formam o Núcleo Contemporâneo ao lado de Taubkin, como Toninho Ferraguti e Mané Silveira, já estiveram por lá Ulisses Rocha, Marco Pereira e Paulo Bellinati. No próximo dia 6, A Casa realiza o pequeno festival de cultura indiana com exposição de fotos, música, oficina de comidas típicas e a participação da bailarina Sônia Galvão.
Já o Espaço Anexo Domus surgiu como um apêndice à escola de música -a Domus- que já existe há quatro anos. Empolgado com a idéia de mostrar a evolução de seus alunos nos cursos, o músico Pedro Mourão, proprietário da Domus e ex-integrante do grupo Rumo, decidiu abrir um espaço de 160 lugares também para novos profissionais e amadores. Desde outubro o Espaço Anexo, inaugurado com um show acústico de Chico César, oferece programação de terça a sábado, que mescla música instrumental, MPB e o projeto Talentos Novos Talentos (TNT), que já lançou Danilo Moraes, filho de Wandi do Premê, e Vanessa da Mata.

Texto Anterior: 'Anahy' se perde na busca da grandeza
Próximo Texto: Lira lançou Itamar Assumpção e Titãs
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.