São Paulo, sábado, 29 de novembro de 1997
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Saiba de quem Soto está falando

Em artes plásticas
Piet Mondrian (1872-1944)
Pintor holandês, fundador e grande expoente do neoplasticismo, um movimento que nos anos 20 propunha, por meio de linhas retas e cores primárias, uma nova forma de expressão plástica, não subjetiva e comum a todos

Kasimir Malevich (1878-1935)
Pintor russo, artífice maior do construtivismo, optou pela simplificação geométrica a partir de 1912. No ano seguinte, realizou seu primeiro "Quadrado Negro", início de sua busca pela "experiência da pura ausência de objetos". Em 1917, chegou ao limite da abstração com seu "Quadrado Branco sobre Fundo Branco"

Em música
Claude Debussy (1862-1918)
Compositor francês considerado o criador da música moderna, recebeu influências musicais (Wagner), literárias (poetas simbolistas, como Mallarmé; compôs "Prélude à l'Après-Midi d'un Faune" inspirado em poesia homônima do francês) e de pintores impressionistas (compôs "La Mer", inspirado em Monet)

Maurice Ravel (1875-1937)
Compositor francês considerado seguidor do impressionista Debussy, apesar de sua atração por estruturas musicais mais abstratas e menos harmoniosas

Arnold Schoenberg (1874-1951)
Compositor austríaco, foi o primeiro a empregar sistematicamente o dodecafonismo e a compor baseado no princípio da igualdade entre os tons e semitons da escala musical. Sua "Serenata", de 1923, foi a primeira composição inteiramente dodecafônica

Anton Webern (1883-1935)
Compositor austríaco, radicalizou as experiências de Schoenberg, de quem foi aluno. Levou a extremos as experiências do serialismo e fascinou autores como Boulez e Stockhausen

Alban Berg (1885-1935)
Compositor austríaco, também discípulo de Schoenberg, é o mais acessível dos dodecafônicos, pelas características por vezes românticas de suas composições. Berg começou tonal, mas passou para a música dodecafônica a partir dos anos 20

René Leibowitz (1913-1972)
Compositor franco-polonês, aluno de Schoenberg e Webern, dos quais apreendeu técnicas serialistas de composição. Destacou-se também como escritor

Pierre Boulez
Compositor e regente francês. Seguidor de Webern, Messiaen e Leibowitz, Boulez explorou a relação entre música e poesia em suas composições seriais ("Structures", de 1952, é seu exemplo mais radical de música serial). Também fez uso da música eletrônica em suas composições

Karlheinz Stockhausen
compositor alemão, autor de "Canto dos Adolescentes" (1956), foi o primeiro a gravar e apresentar música eletrônica ao vivo. Seus ensaios relacionam música eletrônica e propostas abstratas de caráter religiosos

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