São Paulo, domingo, 30 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zagueiro se transforma e vira estrela

Posição ganha status e gols

PAULO COBOS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Pergunte a qualquer brasileiro que goste de futebol, com mais de 40 anos de idade, sobre os melhores jogadores da história do nosso futebol. As respostas serão basicamente estas: Pelé, Garrincha, Tostão, Rivellino e Zico, todos jogadores de ataque.
Faça essa mesma pergunta a um jovem de 20 anos. Junto com Edmundo, Romário e Ronaldinho, certamente estarão nomes como Aldair, André Cruz e Júnior Baiano, todos jogadores de defesa.
No passado, os zagueiros brasileiros tinham como função apenas a marcação. Hoje, vários deles são artilheiros de suas equipes e jogam com habilidade de atacante.
Só neste Brasileiro, 72 gols foram marcados por zagueiros, um aumento de 60% em relação ao campeonato do ano passado.
Gito, do América-RN, e Júnior Baiano, do Flamengo, aliás, já marcaram mais gols que os atacantes de suas equipes.
Até nas cobranças de falta, antes especialidade de atacantes e meias, os zagueiros estão se destacando.
O próprio Gito, além de Jorge Luís, do Botafogo, e Fábio, do Criciúma, marcaram mais de um gol em cobrança de falta neste campeonato.
Essa eficiência no ataque, no entanto, não indica um pior desempenho na sua primeira função, a de marcar. Neste Brasileiro, o número de desarmes dos zagueiros aumentou, em média, 5%.
Mesmo marcando melhor, o número de faltas por eles cometidas continua o mesmo. Nenhum dos cinco jogadores mais faltosos do torneio, segundo o Datafolha, é um zagueiro.
Como consequência disso, o número de expulsões diminuiu 40% em relação ao ano passado.
Um bom desempenho, que desperta o interesse dos grandes clubes europeus pelos zagueiros brasileiros. Só em 97, oito jogadores dessa posição se transferiram para a Europa, se juntando a atletas como Aldair, da Roma, André Cruz, do Milan, e Julio César, do Borussia Dortmund.

Texto Anterior: Fogos no Morumbi fazem festa dos adversários
Próximo Texto: Beque central agora é educado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.