São Paulo, domingo, 30 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conferência fixa meta contra aquecimento

MAURÍCIO TUFFANI

MAURÍCIO TUFFANI; OTÁVIO DIAS
EDITOR-ASSISTENTE DE CIÊNCIA

Reunião de representantes de cerca de 160 países em Kyoto, no Japão, discute controle da poluição do ar

OTÁVIO DIAS
Começa amanhã em Kyoto, no Japão, a reunião de representantes de cerca de 160 países que deverá definir, ao final de dez dias, o compromisso de controlar os gases poluentes causadores do aquecimento do planeta.
O encontro deverá polarizar países desenvolvidos e subdesenvolvidos. O controle dos chamados gases-estufa (veja quadro abaixo), implica restrições às atividades industriais e ao consumo de carvão, petróleo e outros combustíveis.
Os países industrializados se propõem a limitar as suas emissões de gás carbônico a partir de 2010, enquanto a Austrália pretende aumentar os seus níveis. Os países em desenvolvimento, como o Brasil, não querem limites.
A Convenção do Clima, assinada em 1992 durante a 2ª Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92), estabeleceu o controle dos gases-estufa a partir de 2000, mas isso não foi cumprido.
O novo prazo, em torno de 2010, foi estabelecido em reuniões realizadas em 1995 (Berlim, Alemanha) e em 1996 (Genebra, Suíça).
Organizações não-governamentais, que acompanham as negociações sobre o clima desde 1991, propõem que, a partir de 2010, os países industrializados limitem suas emissões a 80% dos níveis de 1990.
Apesar de estar entre os principais poluidores, e de não aceitar limites para suas emissões, o Brasil propõe multas para os países que ultrapassarem as metas a serem fixadas na reunião.

Informações sobre a Convenção Quadro de Mudanças Climáticas podem ser obtidas na Internet nos sites do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (www.ipcc.ch), do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil (www.mct.gov.br) e da entidade Vitae Civilis (www.alternex.com.br/vcivilis)

Texto Anterior: Exército fala em 'sonâmbulo e esfomeados'
Próximo Texto: Entenda o aquecimento global
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.