São Paulo, terça-feira, 2 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda de carne bovina deverá repetir 96

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Empresários e analistas do setor não são unânimes ao apontar a tendência de consumo de carne bovina para as festas de fim de ano.
Mas a entidade prevê, segundo sua assessoria de imprensa, uma queda na comercialização, se comparada aos meses anteriores.
"Isso deve ocorrer em função da procura por outros tipos de carne, como aves e suínos, normal para esta época do ano", afirma o pesquisador Sergio De Zen da Esalq (Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz), da USP.
Segundo De Zen, a menor procura deve causar uma redução nos preços da carne bovina, em relação aos outros meses do ano.
"A demanda diminui no momento em que começa a crescer a oferta de boi de pasto, cujo pico da entressafra é em outubro. Isso é um fator de redução de preços."
Outros tempos
Na avaliação do diretor do Sindifrio (Sindicato da Indústria do Frio), Hélio Toledo, no entanto, a substituição da carne bovina por outros tipos de carne é algo que não acontece mais.
"Muitas pessoas preferem fazer um churrasco de picanha ou comer um filé mignon do que comprar um peru no Natal."
Também para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes de São Paulo, Manuel Henrique Farias Ramos, o consumo de carne de boi não deve cair.
Ramos, que é proprietário de açougue desde 1957, afirma que "os tempos são outros".
"Se houve um crescimento na procura por carne de aves, ocorreu uma queda na demanda por animais de pequeno porte, como cabrito e leitão", diz.
Ele admite, porém, que os açougues estão mais cautelosos com relação aos pedidos feitos aos frigoríficos em dezembro.
"Isso não passa de uma boa tática mercadológica. Os frigoríficos precisam desovar seus estoques e, se não tivermos pressa, conseguimos preços menores."

Texto Anterior: Supermercado investe em ceia tropical
Próximo Texto: Consumo de frango será recorde este ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.