São Paulo, terça-feira, 2 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar diz que Collor é 'fora-da-lei' e 'canalha'

WILLIAM FRANÇA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ex-presidente Itamar Franco chamou ontem o também ex-presidente Fernando Collor de "canalha" e "fora-da-lei" e afirmou que ele se afastou do governo "por rapinagem".
A ofensiva foi em resposta a uma entrevista de Collor publicada na revista "Isto É" desta semana.
Collor disse que Itamar é "um idiota". Ele afirmou, na entrevista, que Itamar e o ex-ministro Ciro Gomes mantêm uma relação de tio-sobrinho. Collor se referia a Ariosto Franco, sobrinho de Itamar que morreu em 94.
"Dessa vez, ele foi longe demais", disse Itamar, com as mãos trêmulas. Itamar convocou a imprensa ontem pela manhã.
"Há momentos na vida onde o silêncio ante a agressão gratuita, violenta e premeditada exige ação imediata. Os homens não podem se acovardar, mesmo não tendo o dinheiro e a mídia de alguns. Agora, há sempre de ficar o julgamento das pessoas de bem", disse.
"Muito cedo, durante sua atuação na Presidência, percebi tratar-se de um canalha", disse.
Itamar afirmou que tem evitado responder as "calúnias, injúrias e difamações" do "fora-da-lei (Collor)", inclusive as que atingem sua honra e a de seus familiares.
Itamar aproveitou para dar uma estocada em Collor: "Aqui dou ênfase: terreno (familiar) onde ele é particularmente vulnerável".
Ao saber do teor da entrevista de Itamar, Collor divulgou em Miami uma nota endereçada a "Itamar e companhia".
"Não tenho culpa se vocês se olharam no espelho e não gostaram do que viram. Peço-lhes que introduzam nos seus aconchegos as agressões que me fazem. De resto, já estou cansado de seus faniquitos, muito próprios de meninos buliçosos", diz a nota.

Colaborou a Reportagem Local

Texto Anterior: Oposição prepara marcha contra FHC
Próximo Texto: Depoimentos do Frangogate na Polícia Civil começam hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.