São Paulo, terça-feira, 2 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema usado no RS elimina filas

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

A Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul aponta o sistema de distribuição das vagas adotado no Estado como o responsável pela eliminação das filas para a matrícula dos estudantes na rede pública de ensino.
Os estudantes que frequentam regularmente a escola pública têm vaga assegurada para o ano seguinte na mesma instituição. Os alunos que ingressam na 1ª série do 1º ou 2º grau, os que mudam de cidade, de endereço ou querem voltar a estudar precisam fazer sua inscrição e participar do rateio das vagas.
Na inscrição, apontam até quatro escolas onde gostariam de estudar, por ordem de preferência.
Em Porto Alegre e em outras duas cidades do Estado, os computadores distribuem as vagas entre os candidatos. Nas outras cidades, o rateio é feito manualmente pelas delegacias da educação.
A divisão considera a escola apontada pelo aluno, a localização (a mais próxima da casa do estudante) e a idade (os mais novos têm preferência). Conforme a secretaria, 85% dos candidatos conseguiram estudar na instituição que escolheram nos dois anos de aplicação do sistema.
Em dez escolas da capital gaúcha, as mais procuradas, há teste de classificação. O aluno que tiver interesse em ingressar em uma delas deve apontar o nome da escola em primeiro lugar, realizar o teste e atingir a pontuação necessária.
Foram abertas ontem as inscrições para o 2º grau no Estado.

Texto Anterior: 'Pais estão acostumados com isso'
Próximo Texto: Em SC, acampamento dura 1 semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.