São Paulo, terça-feira, 2 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cai venda em novembro

DA REPORTAGEM LOCAL

O pagamento da primeira parcela do 13ª salário e a reação das vendas neste último fim-de-semana não foram suficientes para reverter o quadro negativo do comércio em novembro.
Os números divulgados ontem pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostram que o consumidor continua retraído, evitando fazer novos financiamentos.
As consultas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), indicador da procura por crediário, fecharam novembro com queda de 17,1% em relação a outubro último.
"O aumento dos juros e o receio do consumidor em perder o emprego estão reduzindo as compras a prazo", afirma Marcel Solimeo, economista da ACSP. O mês de novembro foi influenciado também pelo menor número de dias úteis, três a menos em comparação com outubro, conforme Solimeo.
As consultas ao Telecheque, termômetro de vendas à vista, caíram 5,7% no mês passado diante de outubro.
Nesse caso, porém, Solimeo considera que há uma quase estabilidade, já que o resultado é distorcido pela maior número de dias úteis de outubro.
As consultas ao SPC e ao Telecheque de sexta-feira a domingo último cresceram, respectivamente, 3,6% e 4,1% em relação a igual período da semana passada.

Texto Anterior: Cheques sem fundos batem recorde no país
Próximo Texto: Balança comercial tem déficit de US$ 1,265 bi em novembro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.