São Paulo, terça-feira, 2 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cruzeiro joga 'nova realidade' em Tóquio

RICARDO SETYON
FREE-LANCE PARA A FOLHA, DE TÓQUIO

O Cruzeiro tenta resgatar o prestígio perdido nos últimos meses, hoje, às 8h (Brasília), na decisão do Mundial interclubes contra o Borussia Dortmund, da Alemanha, no estádio Olímpico de Tóquio.
A partida acontece na "ressaca" do fracasso no Campeonato Brasileiro -o time quase foi rebaixado.
A equipe mineira ganhou o direito de entrar em campo no Japão, nesta manhã, por ter conquistado a Taça Libertadores com uma campanha irregular -sete vitórias, seis derrotas e um empate.
"O Cruzeiro já vive uma nova realidade e precisamos do título para comprová-la", disse o técnico do time mineiro, Nelsinho Batista.
Para tentar reverter a decadência, a diretoria do clube investiu alto na contratação de "jogadores de aluguel" para participar especialmente da disputa do título.
No início do mês, contratou por três meses, período mínimo previsto por lei, os atacantes Bebeto e Donizete, o zagueiro Gonçalves e o lateral-direito Alberto.
Os três primeiros estão confirmados no time titular que joga hoje. O último é dúvida.
"Estou pronto e farei tudo o que for preciso para faturar este título", disse Bebeto, principal esperança de gol da equipe.
A possibilidade de conquistar o Mundial interclubes seduziu o atacante baiano, que pensa em abrir um novo mercado de trabalho.
"O Zico (ex-jogador da seleção, celebridade no futebol japonês) me disse que, se jogar bem, eu vou me tornar automaticamente ídolo", contou o jogador, que não esconde a vontade de atuar no país.
Mas a estratégia utilizada pelos mineiros para se reerguer foi condenada pelos jogadores e comissão técnica do Borussia Dortmund.
O técnico do time alemão, o italiano Nevio Scala, criticou os brasileiros ao chegar em Tóquio.
A partida é tão importante para o Cruzeiro que o técnico Nelsinho faz desde sexta-feira suspense em relação à escalação da equipe.
O treinador disse que ainda não definiu se escala Vitor ou Alberto na lateral direita, Nonato ou Elivélton na lateral esquerda e Marcelo ou Palácios no meio-campo.
Nelsinho proibiu a entrada de jornalistas nos três últimos treinos da equipe antes da decisão. Nem mesmo a sessão de reconhecimento do gramado do time pôde ser filmada.
Hoje será a segunda tentativa do Cruzeiro de conquistar o Mundial. Em 1976, foi derrotado pelo, também alemão, Bayern de Munique.

NA TV - Cruzeiro x Borussia, 8h, na Globo, ao vivo

Texto Anterior: Relator torna opção o clube-empresa
Próximo Texto: Bebeto sente renascimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.