São Paulo, terça-feira, 2 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre o violinista Stephane Grappelli

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O violinista francês Stephane Grappelli morreu ontem, aos 89 anos, em uma clínica em Paris. A notícia foi dada por seu agente, Jacques Chartier.
Nascido em 26 de janeiro de 1908, Stephane Grappelli havia sido hospitalizado na semana passada para ser operado de uma hérnia.
Considerado um improvisador extraordinário, com uma maneira de tocar lírica e terna, Grapelli foi influenciado pela herança cigana de Django Reinhardt, com quem fundou, em 1934, um quinteto.
Na década de 50 e 60 Grapelli se apresentou em vários clubes da Europa e realizou gravações com vários músicos, entre eles o pianista norte-americano Duke Ellington.
Entre seus principais trabalhos em disco, estão "Homage to Django" (1972), "Live in London" (1973), "The Reunion with George Shearing" (1976) e "Live in San Francisco" (1982).
Comentando o trabalho de Grapelli, o violinista clássico Yehudi Menuhin disse que "Stephane é como um malabarista que joga pratos para o ar para depois apanhá-los antes que caiam".

Texto Anterior: Países são reprovados em "teste verde"
Próximo Texto: Músico inseriu o violino no jazz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.