São Paulo, terça-feira, 2 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Argentina promove encontro sobre extremismo no Mercosul

Ministro Iris Rezende representa o Brasil na reunião

LÉO GERCHMANN
DE BUENOS AIRES

Uma comissão de países americanos vai elaborar um plano conjunto para atuar em crimes transnacionais. A decisão saiu de uma reunião que acontece entre ontem e amanhã em Buenos Aires, sob patrocínio da OEA (Organização dos Estados Americanos). O alvo da comissão é o terrorismo.
Os especialistas internacionais no assunto estão discutindo temas como os atentados contra a Embaixada de Israel, em 1992, e contra a Amia (Associação Mutual Israelita Argentina), em 1994. A comissão a ser criada deve apresentar sua proposta até 27 de março de 1998.
Estão presentes ministros ligados à segurança pública de países americanos, entre os quais o ministro da Justiça brasileiro, Iris Rezende. Os assuntos a serem abordados no encontro incluem também reformas judiciárias e política penitenciária.
Participam da reunião especialistas europeus, norte-americanos e israelenses, que aproveitam a oportunidade para estudar com autoridades locais ações de neutralização terrorista.
Também ontem, em Buenos Aires, o juiz Juan Galeano se reuniu com integrantes da comissão bicameral do Congresso que trata do atentado contra a Amia. Galeano levou aos parlamentares documentos entregues pelo ex-diplomata iraniano Manoucheh Moatamer.
Nos documentos, constam papéis timbrados e carimbados do governo do Irã que, segundo o ex-diplomata, contêm informações cifradas sobre entregas de passaportes falsos a supostos terroristas do Hizbollah.

Texto Anterior: Afegãos realizam negociação de paz; Governo deve vencer eleições em Honduras; Brasileiras agredidas na Líbia chegam à Itália; Irlanda autoriza viagem para abortar
Próximo Texto: Iasser Arafat sofre de depressão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.