São Paulo, quarta-feira, 3 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Riqueza altera desempenho escolar

FERNANDO ROSSETTI
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

A riqueza da família é o principal fator que interfere no desempenho de um aluno na escola, revela a maior pesquisa comparativa de redes de ensino realizada no mundo, o Timss (Terceiro Estudo de Matemática e Ciências).
O estudo, cujos resultados começaram a ser divulgados no ano passado, já havia detectado que o nível sócio-econômico da família interferia nas notas do aluno.
Mas uma análise mais detalhada dos dados mostra que não é apenas a formação dos pais que melhora esse desempenho -como se havia concluído com base nos primeiros resultados divulgados-, mas o acesso a bens materiais em casa.
Os bens materiais, no caso, são livros e dicionários (as famílias que têm mais de cem livros em casa têm os melhores estudantes), computadores, quarto e mesas individuais para as crianças estudarem, entre outros, afirma o diretor da Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Escolar (IEA), o holandês Tjeerd Plomp.
Ele participa, com especialistas de outros 13 países, do Seminário Internacional de Avaliação Educacional, que termina hoje no Rio.
Brasil
No evento, foi anunciado que o Brasil também aplicará os testes do Timss, para que o desempenho de seu sistema de ensino possa ser comparado ao dos outros 40 países que já fizeram esses exames.
"A pesquisa internacional é muito importante, porque permite que se estabeleça parâmetros para as reformas curriculares em cada país", afirma Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
Segundo ela, o interesse no Timss é que ele trabalha com matemática e ciências, "disciplinas nas quais os conteúdos são mais ou menos universais".
Haverá uma aplicação piloto no final do ano que vem e uma aplicação mais ampla em 1999.
Os países que já participaram do Timss formaram um ranking internacional que desafiou a maioria das pressuposições que existiam na área educacional sobre o que traz um bom desempenho do conjunto dos alunos na escola.
Países asiáticos -como Japão, Coréia e Cingapura- estão no topo do ranking, tanto em ciências como em matemática, à frente dos países europeus, onde os professores recebem salários melhores.
Também na Ásia, as salas de aula têm em média mais alunos do que as européias.
No Brasil, o teste mais parecido com o Timss é o Saeb (Sistema de Avaliação do Ensino Básico), aplicado pelo Inep. Mostrou que a formação da mãe é, no Brasil, o fator que isoladamente mais influencia o desempenho do estudante.
O Inep está finalizando esta semana a "calibragem" das notas tiradas no provão (o exame de final de graduação) deste ano. As notas do provão serão divulgadas dia 16.

Texto Anterior: 'Matriculador' ignora computador
Próximo Texto: Liberadas praias fechadas no Guarujá
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.