São Paulo, quarta-feira, 3 de dezembro de 1997 |
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Riqueza altera desempenho escolar
FERNANDO ROSSETTI
O estudo, cujos resultados começaram a ser divulgados no ano passado, já havia detectado que o nível sócio-econômico da família interferia nas notas do aluno. Mas uma análise mais detalhada dos dados mostra que não é apenas a formação dos pais que melhora esse desempenho -como se havia concluído com base nos primeiros resultados divulgados-, mas o acesso a bens materiais em casa. Os bens materiais, no caso, são livros e dicionários (as famílias que têm mais de cem livros em casa têm os melhores estudantes), computadores, quarto e mesas individuais para as crianças estudarem, entre outros, afirma o diretor da Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Escolar (IEA), o holandês Tjeerd Plomp. Ele participa, com especialistas de outros 13 países, do Seminário Internacional de Avaliação Educacional, que termina hoje no Rio. Brasil No evento, foi anunciado que o Brasil também aplicará os testes do Timss, para que o desempenho de seu sistema de ensino possa ser comparado ao dos outros 40 países que já fizeram esses exames. "A pesquisa internacional é muito importante, porque permite que se estabeleça parâmetros para as reformas curriculares em cada país", afirma Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Segundo ela, o interesse no Timss é que ele trabalha com matemática e ciências, "disciplinas nas quais os conteúdos são mais ou menos universais". Haverá uma aplicação piloto no final do ano que vem e uma aplicação mais ampla em 1999. Os países que já participaram do Timss formaram um ranking internacional que desafiou a maioria das pressuposições que existiam na área educacional sobre o que traz um bom desempenho do conjunto dos alunos na escola. Países asiáticos -como Japão, Coréia e Cingapura- estão no topo do ranking, tanto em ciências como em matemática, à frente dos países europeus, onde os professores recebem salários melhores. Também na Ásia, as salas de aula têm em média mais alunos do que as européias. No Brasil, o teste mais parecido com o Timss é o Saeb (Sistema de Avaliação do Ensino Básico), aplicado pelo Inep. Mostrou que a formação da mãe é, no Brasil, o fator que isoladamente mais influencia o desempenho do estudante. O Inep está finalizando esta semana a "calibragem" das notas tiradas no provão (o exame de final de graduação) deste ano. As notas do provão serão divulgadas dia 16. Texto Anterior: 'Matriculador' ignora computador Próximo Texto: Liberadas praias fechadas no Guarujá Índice |
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