São Paulo, quinta-feira, 4 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Família consegue vaga após 152 h na fila

DA FOLHA CAMPINAS

As famílias Campana e Pissoleto passaram 152 horas em uma fila em Campinas (99 km de SP) para matricular as primas Bruna Pissoleto, 7, e Francielle Campana, 7. As meninas garantiram lugar na 1ª série do 1º grau ontem na Escola Municipal Vicente Rao, no Parque Industrial.
A avó das garotas, Elvira Campana Pissoleto, 50, passou 96 horas acampada na fila, que começou a se formar na última quinta-feira.
Até as 19h de ontem, ainda não tinham sido atendidos todos os pais. A previsão dos interessados nas vagas era que pelo menos seis pais teriam de esperar para fazer a matrícula hoje.
A família de Elvira fazia revezamento para que a avó pudesse dormir em casa. Das 22h30 às 6h, ela era substituída pelos pais de Bruna e Francielle, os motoristas Nelson Aparecido Campana, 35, e Ronaldo Pissoletto, 31.
As famílias ocupavam o terceiro lugar da fila, mas conseguiram o primeiro posto depois da desistência de duas pessoas.
"Uma não morava nas proximidades da escola e a outra não tinha a filha com a idade mínima exigida", disse Elvira.
A avó contou que passou por uma verdadeira prova de resistência. Levou cobertores, cadeiras e lonas para montar seu acampamento. "Nunca pensei em desistir, mesmo com as chuvas. Ficaria aqui nem se fosse por desaforo."
"Guerra"
A diretora da escola Vicente Rao, Miriam Soutto Silveira, armou uma "operação de guerra" no primeiro dia de matrículas para as classes de 1ª série, ontem à tarde.
Mesmo com a fila, Miriam orientou os quatro funcionários que faziam as matrículas a conferir todos os dados detalhadamente.
Para começar, todos os pais eram obrigados a apresentar a certidão de nascimento do novo aluno, o comprovante de endereço e até o carnê de IPTU de Campinas.
Após a entrega dos documentos, a diretora fazia questão de recolhê-los e apurava o endereço ligando para um vizinho do candidato.

Texto Anterior: O fechamento da Gaviões
Próximo Texto: Mães querem entrar na Justiça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.