São Paulo, quinta-feira, 4 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Países querem transparência nos balanços

VIVALDO DE SOUSA
ENVIADO ESPECIAL A SANTIAGO DO CHILE

A transparência dos balanços dos bancos e das empresas é importante para garantir a saúde financeira dos países americanos. Com informações mais precisas e comparáveis, a entrada de recursos de investidores externos na região tende a crescer.
Essa foi uma das conclusões da Segunda Reunião de Ministros da Fazenda do Hemisfério Ocidental, que terminou ontem em Santiago. No documento final, os ministros recomendaram a adoção de medidas para melhorar a legislação interna de cada país e ajustá-las aos padrões internacionais.
O encontro foi encerrado com a participação do presidente do Chile, Eduardo Frei. Segundo ele, uma supervisão adequada dessas atividades não inibe os investimentos privados nem o ingresso de recursos externos.
Por dois dias, os representantes de 34 países discutiram o recente crash global. A avaliação geral foi que os países da região superaram a crise iniciada no Sudeste Asiático. O presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Enrique Iglesias, citou o Brasil como exemplo de país que agiu rápido ao elevar os juros.

Texto Anterior: Receita se nega a esclarecer dúvidas
Próximo Texto: Aprovada medida que atinge servidores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.