São Paulo, quinta-feira, 4 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procon de Brasília multa a Americel

Acusação é de propaganda enganosa

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Americel, empresa que detém a concessão para operar a telefonia celular privada (a banda B) no Distrito Federal, foi autuada ontem pelo Procon de Brasília.
Ela está sendo acusada de fazer propaganda enganosa e induzir seus consumidores a erro. A banda B do Distrito Federal é a primeira a ser explorada em todo o país.
O Procon decidiu autuar a Americel por causa de uma publicidade da empresa divulgada na semana passada nos jornais de Brasília.
A Americel anunciou que suas linhas telefônica entrariam em operação na última sexta-feira e que seu sistema estaria conectado com o da Telebrasília (a estatal que opera no Distrito Federal) no dia 2 de dezembro (anteontem).
No anúncio, a empresa explicava que seus telefones só poderiam se comunicar com os terminais fixos e móveis operados pela Telebrasília a partir da conexão com o sistema da estatal.
Os telefones da Americel entraram em operação na última sexta-feira, mas a conexão não foi feita na data anunciada (anteontem).
Ou seja: os clientes da Americel não falam com os telefones do Distrito Federal, apesar de poderem se comunicar com qualquer parte do Brasil ou do mundo.
O Procon explicou que a Americel tem dez dias úteis -contados desde ontem- para apresentar sua defesa. Caso ela não seja acatada, poderá ser arbitrada uma multa que varia entre 200 Ufirs (R$ 182,16) e 3 milhões de Ufirs (R$ 2,732 milhões).
Na tarde de ontem, a Americel confirmou a notificação do Procon e informou que o assunto está sendo discutido por sua Diretoria de Atendimento ao Cliente.
O presidente da Americel, Gerard Vasquez, disse na semana passada que a conexão no dia 2 de dezembro foi estabelecida a partir de reuniões técnicas entre a empresa e a Telebrasília.
Mas a estatal argumenta que tem até o dia 22 de janeiro de 1998 para realizar a conexão, segundo o contrato de concessão assinado entre a Americel e a União.

Texto Anterior: CVM espera resposta de Mansur até 2ª
Próximo Texto: Manobra no Senado vai trocar relator
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.