São Paulo, sexta-feira, 5 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anbid pede que o IR continue no resgate

DENISE CHRISPIM MARIN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Representantes de bancos de investimento avaliam que haverá redução da rentabilidade dos fundos de renda fixa com a mudança no regime de tributação dessas aplicações, que, pelas novas regras do governo, deixará de ser feita somente no resgate.
Eles pediram ontem ao Ministério da Fazenda que a cobrança do Imposto de Renda sobre rendimentos de aplicações nos fundos de investimentos seja feita na hora do resgate ou anualmente.
Outro problema apontado pela Anbid (associação dos bancos de investimento) é a dificuldade de boa parte das administradoras de fundos de investimentos de reformular seus sistemas internos até 1º de janeiro, quando o novo modelo de cobrança entra em vigor.
A reivindicação foi apresentada pelo presidente da Anbid, Pedro Henrique Mariani Bittencourt, durante reunião com o ministro Pedro Malan (Fazenda), o secretário-executivo do ministério, Pedro Parente, e o secretário da Receita Federal, Everardo Maciel. O ministério se comprometeu a estudar a sugestão.
A apuração do imposto sobre os rendimentos de renda fixa passou a ser diária e o recolhimento, semanal (no terceiro dia útil da semana seguinte).
Para as aplicações em renda variável, o recolhimento continuará na hora do resgate depois de 1º de janeiro.
Esse é também o atual modelo para as aplicações em renda fixa dos fundos. Ele permite que aplicadores que sempre reinvestem seus rendimentos fiquem imunes do IR até que venham, um dia, a sacá-los.
"Os fundos terão que antecipar o pagamento do IR e, para isso, terão que se desfazer de títulos", disse Orestes Prado, diretor da Anbid, que estava na reunião.

Texto Anterior: Valorização do real é de 30%, diz Pastore
Próximo Texto: Ajuste e poupança fazem FIF perder R$ 11 bi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.