São Paulo, sexta-feira, 5 de dezembro de 1997 |
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'Era uma Vez na América' é 1º DVD do Brasil
DA REDAÇÃO "Era uma Vez na América", filme de Sergio Leone com Robert De Niro e James Woods, é o primeiro título a ser lançado em DVD no Brasil, pela Flashstar.Cada disco custará por volta de R$ 35, e a tiragem inicial é de 5.000 exemplares. Tem menus interativos, trailer original, biografia, filmografia, seleção de idiomas (inglês ou português) e de legendas (inglês ou português). O DVD (Digital Video Disk ou Digital Versatile Disk) é um videodisco digital com capacidade de armazenamento de 17 gigabytes -26 vezes superior à do CD-ROM. É possível gravar até cinco horas e meia no DVD. A definição em linhas horizontais do DVD -500- é maior do que a do videolaser (425) e a da fita VHS (240). O DVD pode ter áudio armazenado no padrão Dolby Surround 5+1 em até oito idiomas, com legendas em 32 línguas. A Flashstar tem planos concretos para o DVD no país. Para março, estão programados quatro títulos: "Dirty Dancing", "Adorável Professor", "O Nome da Rosa" e "Carrington", mais um filme inédito que será lançado simultaneamente em VHS e em DVD. O diretor comercial da empresa, Almir dos Santos, não teme o pioneirismo. "Acredito muito no produto, sou fã. E alguém tem que lançar primeiro. Como temos um bom catálogo de filmes, resolvemos entrar nesse mercado." As "majors" também já dão como certa a entrada de seus DVDs no mercado. A Abril Vídeo planeja para breve uma experiência com algum título da Disney, que será definido pela matriz. A CIC, que lança filmes da Universal e da Paramount, internacionalmente já fez experiências com o formato. A empresa espera entrar de vez no mercado assim que a Paramount decidir aderir ao DVD. Mas tem certeza de que em 1998 irá lançar filmes em disco. A Columbia também já definiu o lançamento de títulos em DVD no Brasil, em 1998, mas espera o lançamento do equipamento da Sony -dona da distribuidora. Já as empresas independentes são unânimes em afirmar que intenção de lançar o produto existe, porém ainda não há nenhuma programação consistente. Em geral, elas esperam uma resposta do mercado brasileiro ao DVD para então se lançarem na nova fatia. Mas também é pensamento comum às empresas que, assim que uma distribuidora entrar no mercado, todas as outras terão de fazê-lo. "Todas vão ter que lançar títulos em DVD, mais cedo ou mais tarde. Nós só fomos um pouquinho mais rápidos do que os outros", afirma Almir dos Santos. Texto Anterior: Aquarelle ainda busca sua identidade culinária Próximo Texto: SBT avança no Ibope com mulheres e dinheiro Índice |
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