São Paulo, sexta-feira, 5 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Winnie tinha time de futebol

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DO ENVIADO ESPECIAL

O futebol também fez parte do depoimento de Winnie Mandela. Não o amistoso que o Brasil disputa contra a África do Sul, domingo, em Johannesburgo, mas o Mandela United Football Club, equipe que Winnie fundou em 1986.
O clube não tinha a finalidade de jogar futebol, mas de dar segurança pessoal a Winnie. Seus integrantes são acusados de ter torturado pessoas que desagradaram à ex-mulher de Mandela.
Jerry Richardson, técnico da equipe e um dos principais guarda-costas de Winnie, foi condenado à prisão perpétua pelo assassinato de Stompie Seipei, 14, em 1988. O garoto era suspeito de ser informante da polícia. Richardson diz que agiu a mando de Winnie.
Indagada sobre a formação do clube na Comissão de Reconciliação e Verdade, ela disse que apenas queria tirar os jovens das ruas.
"Não jogo futebol", afirmou. Questionada se havia assistido a algum dos raríssimos jogos do time, titubeou. A princípio, deu a entender que não. Depois, lembrou-se que viu o jogo de estréia, no estádio de Soweto.
(JCA)

Texto Anterior: Conheça a rotina da comissão
Próximo Texto: Candidatura pessoal de Oviedo é rechaçada; Termina conferência sobre o ouro nazista; 125 países assinam o acordo contra minas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.