São Paulo, domingo, 7 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo vai ganhar pronto-atendimento

Unifesp vai abrir 1º centro no Ocidente

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Universidade Federal de São Paulo inaugura no dia 20 de janeiro o que será o primeiro pronto-atendimento em acupuntura do Ocidente. A informação é do médico Ysao Yamamura, chefe do setor de medicina chinesa e acupuntura da Unifesp.
Os pacientes que derem entrada no pronto-socorro do Hospital São Paulo -que é o hospital da Unifesp- serão triados e terão a possibilidade de escolher entre o tratamento convencional e a acupuntura.
Se for uma fratura, o atendimento caberá aos ortopedistas. Mas se for uma dor de cabeça, por exemplo, e não houver um tumor, o paciente poderá se beneficiar da acupuntura, explicam os médicos.
"Queremos oferecer dois tipos de medicina num mesmo hospital, como acontece na China", diz Yamamura.
O setor de acupuntura da Unifesp já existe há seis anos e tem hoje uma equipe de 98 profissionais, entre médicos e estagiários.
"São cerca de 2.500 atendimentos por mês com uma fila de espera de seis meses", diz Yamamura. Segundo o médico, o número de pacientes poderia ser triplicado se o Ministério da Saúde aumentasse a cota de 1.800 consultas-mês destinada à acupuntura.
Boa parte dos pacientes está chegando aos vários serviços de acupuntura encaminhada por médicos de várias especialidades. "Isso não acontecia antes", diz Yamamura. Este ano, a Unifesp incluiu a acupuntura como disciplina eletiva para os estudantes de medicina. "A acupuntura já está rendendo teses de mestrado e doutorado na escola", diz o médico.

Texto Anterior: Descrente vira 'cliente' assíduo
Próximo Texto: As técnicas chinesas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.