São Paulo, domingo, 7 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cólica pode ser sinal de 'bicho'

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Quem volta da praia para a cidade e começa a ter muita cólica (dor de barriga) ou um pouco de diarréia pode desconfiar de algum "bicho" diferente no seu intestino. No verão, os campeões são bactérias, vermes e protozoários.
Locais com infra-estrutura mais precária de abastecimento de água, rede de esgoto e conservação de alimentos trazem mais risco. Os "bichos" acabam contaminando turistas menos avisados.
Alimentos, sucos e, principalmente, a água vinda de torneiras e poços podem favorecer a entrada desses microorganismos no sistema digestivo. Dentro do corpo, eles se multiplicam ou liberam toxinas (substâncias tóxicas).
A melhor opção, na volta para a cidade, é procurar um médico. Ele deve pedir um exame de fezes para verificar qual o tipo de "bicho" que está perturbando o funcionamento do intestino.
Depois dos exames, é provável que a pessoa tenha que tomar remédio durante alguns dias para eliminar o causador da infecção.
Água engarrafada
Alguns cuidados são fundamentais para prevenir uma infecção nas visitas a locais com condições de higiene mais precárias: beber água engarrafada, checar se sucos são feitos com água da torneira ou de poços, evitar comer em locais que não tenham geladeira ou freezer, verificar se verduras e frutas foram limpas e não esquecer de lavar bem as mãos antes de se alimentar.
(JB)

Texto Anterior: Saiba mais sobre as doenças transmitidas por alimentos
Próximo Texto: Secretária 'suspeita' de água e camarão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.