São Paulo, domingo, 7 de dezembro de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Dar presente é cultural
DA REPORTAGEM LOCAL Presentear é um traço cultural brasileiro, diz a consultora em etiqueta empresarial Suzana Doblinski.Esse fato torna o amigo-secreto frequente nas empresas e estimulado por muitos departamentos de recursos humanos. "O amigo-secreto cria uma oportunidade de diálogo entre as pessoas da empresa e incentiva a maior troca de informações", diz Nielce Camilo Filetti, presidente da Associação Paulista de Recursos Humanos. Nielce compara a troca de presentes com uma festa de confraternização. "Na festa, o funcionário é obrigado a comparecer enquanto que, no amigo-secreto, há maior liberdade e as pessoas participam apenas se quiserem", diz. Suzana Doblinski afirma que, por se tratar de uma reunião entre pessoas da empresa, é preciso tomar certos cuidados. "O importante é que as pessoas mantenham um comportamento profissional. Nada de palavras e gestos afetuosos ou tratamento diferenciado", afirma. Para o sucesso do presente, Nielce e Suzana enfatizam o respeito aos limites de preços estabelecidos. Presente caro costuma constranger, e o barato demais dá a impressão de desmerecimento da pessoa. Texto Anterior: Como presentear o chefe no amigo-secreto Próximo Texto: Chef traz receita de sobremesa Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |