São Paulo, domingo, 7 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas criam universidades

DA REPORTAGEM LOCAL

À parte a educação formal, empresas andam preocupadas ainda com o treinamento de seus empregados. Por isso o Brasil já vem importando dos EUA o conceito das universidades corporativas.
Elas são criadas dentro de empresas, que têm o objetivo de treinar, além dos funcionários, os fornecedores e os clientes -tudo de acordo com a cultura da empresa.
Em outubro passado, o McDonald's abriu em Alphaville (São Paulo) a Universidade do Hambúrguer, primeiro centro de treinamento da empresa na América Latina. A Hamburguer University foi criada em 1961 em Chicago.
Segundo Marcel Fleishmann, presidente do McDonald's no Brasil, a universidade custou US$ 7 milhões. O retorno do investimento, diz, é garantido. Ali são oferecidos cursos para ocupantes de cargos de gerência e franqueados.
As aulas abordam assuntos variados, como relacionamento humano, motivação dos funcionários, satisfação dos clientes, funcionamento, manutenção de equipamentos e preparo do cardápio.
O grupo Algar também aposta alto na educação de seus funcionários. Deve inaugurar sua universidade corporativa no ano que vem. O objetivo da iniciativa é a formação gerencial e o desenvolvimento de gestão de negócios.
Para Cícero Domingos Penha, 41, diretor de talentos humanos do grupo, a meta é manter a competitividade e preservar a cultura da empresa entre fornecedores e funcionários.

Texto Anterior: Montadora investe em formação há 60 anos
Próximo Texto: Negociação favorece trabalho de auditor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.