São Paulo, domingo, 7 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anos de escola não dão garantia de vaga

DA REPORTAGEM LOCAL

A distância entre a teoria e a prática também agrava a situação dos empregados disponíveis no mercado. Na opinião de Luiz Gonzaga Bertelli, 62, presidente-executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), mesmo os que têm formação escolar não estão preparados para o mercado.
"A maioria dos estagiários não tem os pré-requisitos exigidos pelas empresas. Mesmo assim, alguns são aceitos por falta de opção e são submetidos a treinamentos específicos de cada área."
Segundo Bertelli, no processo de seleção é possível notar a falta de conhecimentos gerais desses alunos. "Alguns não sabem nem dos acontecimentos diários."
Danilo de Almeida Oliveira Garcia, 19, recém-formado em um curso técnico de processamento de dados, acredita que só conseguiu um estágio na empresa Microsoft porque, segundo afirma, "correu por fora".
"Se dependesse do colégio não estaria bem preparado. Só consegui a vaga porque já estava trabalhando na área", afirma.
Mesmo com a experiência anterior, Garcia diz que se sentiu inseguro no começo do estágio. A empresa, para garantir a qualidade dos estagiários, investe em um treinamento antes de colocar os funcionários direto na produção.
Milton Gava, 51, diretor de educação do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), afirma que a procura por cursos técnicos tem crescido por esse motivo. Em 1990, o Senai-SP oferecia 8 habilitações. Hoje são 21.
"Os recrutadores começaram a olhar mais para esse setor", afirma Gava. No serviço de colocação de estagiários, o Senai emprega 80% dos formados em empresas.
O Senai e a Fundação Bradesco trabalham em parceria com empresas na formação de seus funcionários.

Texto Anterior: Falta de direcionamento indica indecisão quanto ao objetivo profissional
Próximo Texto: Montadora investe em formação há 60 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.