São Paulo, domingo, 7 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sensibilidade ao álcool

1. peso e estatura
para ficar embriagada, uma pessoa de 1,80 m de altura e 90 kg tem que beber duas vezes mais que alguém de 1,50 m e 50 kg.
2. sexo
as mulheres ficam bêbadas mais fácil: elas têm maior proporção de gordura corpórea, o que faz com que o álcool atinja maiores concentrações no sangue.
3. tipo de bebida
as doces e espumantes, como a champanhe, são mais rapidamente absorvidas. O açúcar e o gás carbônico deixam o pH do estômago e do duodeno (primeira porção do intestino delgado) mais ácidos. Esse ambiente mais ácido facilita a absorção do álcool -o efeito chega a ser 30% maior.
4. hábito
quanto mais contato com o álcool, menor a sensibilidade. Com o tempo, a pessoa tende a aumentar a dose para obter o mesmo efeito de embriaguez.
5. estômago vazio
quando a pessoa está sem comer, a superfície do estômago fica maior, facilitando a absorção do álcool. Assim, beber um copo de chope de estômago vazio equivale a tomar o dobro de barriga cheia.
6. qualidade da bebida
em bebidas de má qualidade, pode haver várias substâncias tóxicas, como o metanol e o chumbo. A ressaca é pior do ponto de vista físico, porque a pessoa tem mais irritação gástrica e náuseas.
7. mistura
do ponto de vista médico, misturar diferentes tipos de bebida não potencializa o efeito do álcool. O que importa é a quantidade, não a qualidade. Mas, do ponto de vista psicológico, pode ter efeito, porque a pessoa acredita que ficará bêbado mais rápido.
8. remédios
a maior parte dos remédios interage com o álcool, principalmente os antibióticos, que podem ter seu efeito diminuído.

FONTE: "Mitos&Verdades: o alcoolismo" (editora Contexto)

Texto Anterior: Porre pode ser genético
Próximo Texto: Em câmera lenta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.