São Paulo, domingo, 7 de dezembro de 1997
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CARTAS

* "Gostaria de saber qual o desempenho do Palio EDX e o que pode ser feito para melhorar seu rendimento. Quero saber se a instalação de rodas maiores (aro 15) influencia no rendimento do automóvel? Finalizando, entre os carros "populares" (1.0), qual o modelo que apresenta melhor desempenho?"
Rodolfo S. Reis (São José dos Campos, SP)

Resposta A Folha testou os modelos Corsa, Fiesta, Gol e Palio na edição de 2 de fevereiro. No quesito aceleração, o campeão foi o Corsa, que venceu o Gol em todas as marcas (0 a 60, 80, 100 e 120 km/h). No item retomada, o carrinho da GM foi melhor em três provas (40 a 80 km/h, 40 a 120 km/h e 60 a 120 km/h), contra duas do Gol (60 a 100 km/h e 80 a 120 km/h).
Segundo o preparador de motores Gilberto Perrella, para o motor de 1.000 cc e no caso do Palio, a melhor opção é instalar um turbocompressor com baixa pressão (0,30 bar), que proporciona um ganho em torno de 30% na potência. Quanto à substituição das rodas originais por aro 15, o preparador explica que essa mudança irá trazer um pequeno ganho na velocidade final e, em contrapartida, um pouco mais de lentidão nas arrancadas.

* "Comprei um Corsa Super 97/98, em outubro, na concessionária Guaporé. Com cinco dias de uso, o veículo apresentou defeito no sistema de alarme. Solicitei ajuda ao Chevrolet Road Service, que enviou um mecânico ao local. Foi constatado que o módulo do sistema estava queimado. O componente foi substituído, mas o problema não foi solucionado. O carro foi, então, levado à revenda Litoral, onde se encontra, aguardando uma peça."
Rubens de C. P. Silva (Santos, SP)

Resposta A General Motors divulgou que tudo está em ordem com o veículo do leitor.

O leitor informou que o problema já foi solucionado, depois de dez dias de espera.

* "Comprei algumas ações da Ford na década de 50. A companhia vinha me pagando os dividendos com mais ações, mas deixou de efetuar os pagamentos há algum tempo. Eu não sei qual é o motivo."
Álvaro Virgilio Fernandes (São Paulo, SP)

Resposta A Ford informou que encaminhou a questão ao departamento competente. Segundo a montadora, o leitor será informado assim que o problema for esclarecido.

O leitor disse que ainda não houve nenhum contato por parte da montadora para qualquer esclarecimento sobre o assunto.

* "Comprei uma S10, em agosto do ano passado. Desde então, o veículo apresenta uma vibração entre 80 km/h e 100 km/h, que ainda persiste. O carro já esteve em duas concessionárias, e o problema não foi solucionado. Entrei em contato com a montadora. Minha reclamação recebeu um número de cadastro, mas o veículo continua apresentando o defeito."
Vasto Mancini Júnior (Ribeirão Preto, SP)

Resposta A GM informou que o carro já foi averiguado e considerado em condições normais de uso.

* "Sou deficiente físico e, no dia 6 de agosto, fiz pedido de um Corsa com câmbio automático, na concessionária Disbrasa, e ainda não consegui retirá-lo. Em setembro, fui informado pelo centro de atendimento ao consumidor de que o câmbio estava em falta, sem qualquer previsão de entrega. A GM me disse que o melhor seria eu comprar outro carro."
Wilson Roberto de Oliveira Furquim (São Paulo, SP)

Resposta A General Motors informou que a concessionária entregou o veículo ao cliente no dia 9 de outubro.

* "Comprei um Corsa Wind em setembro de 95. Hoje o carro está com 41.000 km rodados. Durante esses dois anos, várias vezes o carro apresentou problemas na injeção eletrônica. As concessionárias e a oficina mecânica onde faço manutenção me informaram que vários Corsa apresentam esse tipo de defeito. O pior é que parece não existir solução."
Denilson Botelho de Deus (Rio de Janeiro, RJ)

Resposta A General Motors informou que o cliente foi orientado a levar o carro a uma autorizada Chevrolet. A montadora disse ainda que o veículo se encontra fora de sua garantia normal de fábrica.

Em contato com o leitor, a Folha foi informada de que o problema existia antes do término da garantia de fábrica. Segundo o leitor, o carro esteve diversas vezes na concessionária, onde foram trocadas várias peças, mas o problema nunca foi solucionado. Botelho afirmou ainda que a montadora propôs a ele que a nova averiguação no Corsa deveria ser paga pelo cliente.

* "Quando decidi comprar um Vectra CD 97 com airbag duplo, pagando caro pelo opcional, imaginei poder contar com esse acessório em caso de acidente. Em um ano de uso, já foi acusado três vezes o mesmo defeito, especificamente no computador de bordo. A concessionária Champagnat alegou ser falha de pressão no encaixe de um terminal, sob o banco do motorista. A peça não foi trocada, apenas ajustada. Espero uma solução imediata e definitiva."
Márcio Lupion Taques (Curitiba, PR)

Resposta A General Motors informou que o veículo teve a avaria sanada pela concessionária e, logo depois, o cliente retornou com o problema. Segundo a montadora, depois de novas averiguações, o defeito não foi constatado, mas o cliente não retornou à revenda.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só terão resposta nesta seção.

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