São Paulo, domingo, 7 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kadett é melhor opção entre 'velhinhos'

DA REPORTAGEM LOCAL

Já foi o tempo em que um carro mantinha praticamente o mesmo design por anos e anos. Com a chegada dos importados, as montadoras tiveram de se adaptar aos novos tempos e anteciparam o lançamento de modelos.
Mesmo assim, alguns veículos "velhinhos" ainda resistem ao peso da idade avançada. É o caso da VW Kombi, que está no mercado há mais de 30 anos quase do mesmo modo que veio ao mundo.
Neste ano ganhou uma porta corrediça, item que já era disponível no modelo alemão em 1967. A falta de concorrentes na mesma faixa de preço (R$ 17,2 mil, básica) faz com que a Kombi ainda continue tendo compradores.
Mas há modelos nascidos na década de 80 que estão prestes a ser substituídos nos próximos dois anos e oferecem uma atraente relação custo-benefício.
O melhor exemplo é o Chevrolet Kadett. No mercado brasileiro desde 1989, o Kadett já foi substituído na Europa pelo Opel Astra, que por sua vez acaba de ganhar uma reestilização por lá.
O Astra até veio para o Brasil como importado. Porém, por não ser produzido aqui, custava muito mais que seu predecessor.
A GM vai fabricar o Astra reestilizado no Brasil em 98. Mas, enquanto isso não acontece, o Kadett ganhou essa sobrevida.
Apesar de estar sendo substituído em breve, o Kadett não deixa de ser uma boa opção de compra. Seu preço de tabela na versão GL é de R$ 16.974, mas diversas concessionárias Chevrolet estão oferecendo o modelo com um bom desconto.
O preço mais baixo foi encontrado na revendedora Itororó -R$ 15,8 mil, que já incluiu pintura metálica, vidros verdes, desembaçador traseiro, ar quente, limpador traseiro, preparação para som e o mais importante: motor 2.0.
Com a mesma quantia, o consumidor leva um Corsa GL, com motor 1.6 e tamanho muito menor.
Na VW, outro "velhinho" que está esperando o fim da produção é o Santana, que será substituído pelo novo Passat em 1999.
Até lá, para tentar tornar o modelo mais atraente, a VW fez uma leve reestilização no Santana, que chegará às lojas em janeiro.
Na revenda Cibramar, o Santana Mi 2000 com ar-condicionado, direção hidráulica e travas elétricas, está saindo por R$ 23,3 mil.
É quase a mesma faixa do do Tempra SX 8V com ar-condicionado e direção hidráulica, que pode ser encontrado por R$ 23,9 mil e que também deverá sair de linha com a chegada do Marea, em 1998.
Nesse segmento, o modelo mais moderno é o Chevrolet Vectra, cuja versão mais barata (GL) está custando R$ 24,4 mil (tabela).

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Experiência internacional 'habilita' vistoria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.