São Paulo, domingo, 7 de dezembro de 1997
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Experiência internacional 'habilita' vistoria

DA REPORTAGEM LOCAL

A inspeção veicular já é feita nos Estados Unidos e em vários países europeus. Na Suécia, por exemplo, a vistoria ocorre desde 1906.
Em 1965, quando toda a frota sueca passou a ser inspecionada, o índice de reprovação foi de 30%. Hoje o índice é de 17%. Veja a experiência em outros países:

ALEMANHA - A inspeção é muito rígida e considerada modelo. Tudo é computadorizado e os dados são enviados via modem (pela linha telefônica) pelos postos de inspeção às matrizes. As vistorias chegam a 19 milhões por ano.

BÉLGICA - A inspeção, existente há 60 anos, também é referência para os demais países da Europa. Os ônibus foram os primeiros veículos inspecionados. Anos mais tarde, foi a vez dos caminhões e, já em 1958, todos as categorias foram obrigadas a passar pela inspeção.
Dez empresas privadas controlam o processo com cerca de 70 estações espalhadas pelo país.

ESPANHA - Existe desde 1961, mas só em 1985 foi aprovada para os carros de passeio. A primeira vistoria é feita cinco anos após a fabricação e, depois, a cada dois anos. Após o nono ano, as inspeções passam a ser anuais. Em 1987, 30,3% dos veículos inspecionados foram reprovados. Em 1993, o número de vistorias cresceu cinco vezes, e a reprovação foi de 20%.

ESTADOS UNIDOS - Devido à enorme frota (200 milhões de veículos), cada Estado tem suas leis.

FRANÇA - O processo começou em 1992 com muitos problemas devido ao grande número de oficinas (2.000). Por falta de demanda, muitas fecharam as portas ou pioraram a qualidade do serviço. Hoje, seis redes dominam o processo.

INGLATERRA - É feita todo ano em carros com mais de três anos. Mas a inspeção é considerada duvidosa devido à superficialidade.

ITÁLIA - No início, a cada cinco anos, apenas os carros com mais de dez anos eram inspecionados. Hoje, em seu quarto ano, o carro deve ser vistoriado. A inspeção é feita bienalmente. Para facilitar e reduzir o número de vistorias, só os carros fabricados a partir de outubro de 1993 estão incluídos.

PORTUGAL - A inspeção anual obrigatória começou em 1987 para veículos de carga. As demais categorias entraram em 1993 e são inspecionadas a cada dois anos, após o veículo completar quatro anos. No início, houve filas enormes.

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