São Paulo, quarta-feira, 10 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tirando o atraso; Mais competitivo; Em debate; Pelo pulso; Em expansão; Uso habilitado; Pagando o pato - 1; Pagando o pato - 2; A conferir; A todo o vapor; De fora; Lavando as mãos; Reduzindo vagas; Boneca lucrativa

DE FORA

Tirando o atraso
O custo do trabalho (salários em dólar, descontada a produtividade) no Brasil caiu 20% entre 1995 e 1997, se comparado com o de Taiwan, Japão e EUA, segundo levantamento feito por Maurício Mesquita, do BNDES.

Mais competitivo
Segundo o levantamento, entre 90 e setembro de 97, o custo do trabalho no Brasil ficou 32% menor que o no Japão, 10% menor do que o nos EUA e em Taiwan e 2% menor que o na Coréia do Sul.

Em debate
Mesquita será um dos participantes de seminário promovido pela Sobeet, que discute o impacto da crise asiática nas mudanças estruturais da economia, amanhã, no auditório do BC, em São Paulo.

Pelo pulso
A linha de protetores solares da Nivea lança, na sexta, programa de segurança no litoral paulista. Vai distribuir um milhão de braceletes para identificação de crianças.

Em expansão
O Grupo Nova America ganha espaço no exterior, exportando levedura e açúcar para Europa e Ásia. As exportações cresceram 36,7% neste ano e, espera a empresa, devem fechar 98 com incremento de 32,4%.

Uso habilitado
Com investimentos de US$ 70 mil na melhoria de equipamentos, a Abra (Associação Brasileira do Amianto) credenciou seu laboratório no INMETRO.

Pagando o pato - 1
A Apeop mandou ofício a Gustavo Franco. Considera injusta e ineficaz resolução do BC que proíbe os bancos de fazer qualquer negociação envolvendo créditos de fornecedores do setor público.

Pagando o pato - 2
"Para controlar os gastos, o BC acabou punindo os credores privados", diz Paulo Godoy, que pede a revogação da medida.

A conferir
Circula no mercado que a Petrobrás está estudando parceria com o Grupo Ultra para atuar em distribuição de gás de cozinha, o GLP. O Grupo Odebrecht também estaria envolvido na operação.

A todo o vapor
Pelo terceiro ano consecutivo, a indústria do cimento bateu recordes de produção e consumo. A produção supera este ano 38 milhões de toneladas. Em 98, calcula o sindicato nacional do setor, a produção deve crescer 10%.

A Volkswagen informa que não pediu nada ao governo. Só quer negociar com os trabalhadores -deseja que o governo fique fora até da negociação.

Lavando as mãos
O governo decidiu não meter a mão na cumbuca da crise da Volkswagen. Motivo: avalia que haverá demissão com ou sem redução dos salários.

Reduzindo vagas
Os indicadores de outubro da CNI, que serão divulgados hoje, mostram crescimento de vendas e das horas trabalhadas e aponta manutenção da tendência de queda do nível de emprego.

Boneca lucrativa
A Estrela comemora o sucesso de vendas da Susi. Relançada em setembro, a boneca já vendeu 300 mil unidades. A expectativa da empresa é, com as vendas de Natal, somar 500 mil.

E-mail: painelsa@uol.com.br

Texto Anterior: Autopeças vai cortar jornada e salário
Próximo Texto: Memórias póstumas de uma estratégia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.