São Paulo, quarta-feira, 10 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Solução para uma placa de vídeo

MIGUEL ÂNGELO DE SOUZA AGUIAR

* "Tenho um 486 DX2 66, com 8 Mbytes de RAM, monitor Samsung SyncMaster 3ne e placa de vídeo Cirrus Super VGA de 1 Mbyte, com 'Win95' e 'Office 95'. Até pouco tempo atrás, a imagem do 'Word 7.0' rolava normal quando se usava a barra de rolamento. De um tempo para cá, ela ficou muito lenta, com as imagens passando como se fossem quadro a quadro. Como posso solucionar esse problema?"
Marialdo da Silva Medeiros
(via Internet)

Resposta
Sugiro que você cheque o programa acionador (driver) de vídeo e confira se está configurado adequadamente. Verifique se a configuração de sua placa confere com a sugerida no manual da máquina ou da placa de vídeo.
Caso não confira, siga as instruções e reconfigure. Se não possuir o manual ou não conseguir reconfigurar, substitua o acionador.
Para tanto, clique em Iniciar, Configurações, Painel de Controle, Vídeo e Propriedades. Escolha o botão Alterar Monitor ou Propriedades Avançadas, dependendo da versão instalada do "Win95", e clique em Alterar Adaptador.
Daí por diante, siga as instruções na tela. Pode ser também um conflito de hardware. Nesse caso, clique, com o botão esquerdo do mouse, em Iniciar, Ajuda, Conteúdo e Solução de Problema.
Siga as instruções na tela. Se não der certo, apague o programa controlador do acionador de vídeo em Painel de Controle, Sistema, Controlador de Dispositivos, dois cliques em Adaptador de Vídeo, um clique no adaptador e no botão remover. Confirme e feche o "Windows" pela opção de reiniciar o computador. Quando o micro reiniciar, a placa de vídeo será automaticamente configurada.
Talvez sejam necessários os discos de instalação do "Windows" e da placa de vídeo. Se o problema for na parte física do micro, talvez seja necessário reinstalar tudo.

Texto Anterior: HP aposta no mercado corporativo
Próximo Texto: Erro de GPF no leitor de CD
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.