São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 1997
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Pizza Hut muda

MARCELO CHERTO

Bomba! Bomba! Esta coluna tem a informação, de fonte segura, de que a Pizza Hut vai mudar radicalmente sua estratégia de franchising para o Brasil: vai voltar a franquear as 44 lojas próprias que hoje opera diretamente, situadas na Grande São Paulo.
Trata-se das lojas que até recentemente eram operadas por empresa controlada por Ricardo Mansur (leia-se Mappin), que detinha a franquia para toda essa região. Franquia essa que foi recomprada pela Pizza Hut, em operação muito comentada na época.
A grande novidade, porém, não é essa. É que, no processo de refranqueamento- de "terceirização" da operação dessa unidades-, a empresa vai conceder franquias individuais. E não franquias de desenvolvimento de área, ou franquias territoriais, como vinha fazendo até agora. Isso significa que alguém poderá adquirir uma franquia para uma única loja, em lugar de ser obrigado a implantar e operar diretamente todas as lojas que pudessem ser implantadas num determinado território geográfico.
No geral, a concessão de franquias individuais leva a um ritmo de expansão da rede menos acelerado do que a estratégia de celebrar contratos de desenvolvimento de área (como são chamados os contratos do tipo que a Hut vinha celebrando no Brasil e em outros países).
Aliás, a grande justificativa das redes que celebram contratos desse tipo é precisamente a rapidez de expansão que o sistema permite. Em contrapartida, é provável que o novo sistema, de franquias individuais, melhore sensivelmente o desempenho das lojas, já que cada uma delas terá o respectivo dono mais próximo do dia-a-dia da operação. Ou seja: cada franquia terá um dono-operador. E não um dono-investidor. Não é à toa que Dunkin'Donuts, McDonald's e outras optam por esse mesmo esquema.
A guinada de 180 graus faz parte do processo de reestruturação pelo qual passam as redes antes vinculadas à Pepsico e que hoje pertencem à Tricom: Pizza Hut, KFC e Taco Bell (esta última, ainda não presente no Brasil). E seu resultado deve ser positivo para acionistas, franqueados e para o consumidor.

Internet: www.cherto.com.br
E-mail: info@cherto.com.br

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