São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Limpando gavetas - 1; Limpando gavetas - 2; Acordo turbinado; Made in Brasil; Para recordar; Mercado seguro; Fatia maior; Tamanho é documento; Nova composição; Chancela internacional; Preparando as armas - 1; Preparando as armas -2; Juro pesado; Venda relâmpago; Calendário apertado; Ar encanado; Pronta entrega; Para inglês ver

Limpando gavetas - 1
O Cade realiza nesta semana o que seu presidente, Gesner Oliveira, chamou de "Operação Natal". Serão três sessões -o usual é uma por semana-, "para esvaziar as prateleiras".

Limpando gavetas - 2
Vão estar na pauta do Cade: 1) a disputa entre a Copesul e a Triunfo (leia-se OPP/Ipiranga versus Dow); 2) os processos de empresas privatizadas abertos no governo Itamar (caso da CSN, Petroflex, Usiminas, Acesita etc.); e 3) a disputa entre a Belgo-Mineira e a Mendes Júnior.

Acordo turbinado
Com a presença de Mário Covas, a TAM anuncia hoje acordo de cooperação com a empresa canadense Preatt & Whitney. Vão montar, em Sorocaba, fábrica para reparo de motores e turbinas.

Made in Brasil
O chamado movimento dos "independentes" realiza hoje encontro com os dois candidatos à presidência da Fiesp, Horácio Lafer Piva e Joseph Couri. Os "independentes" querem saber quais medidas concretas serão sugeridas para defender o produto nacional.

Para recordar
De 1994 para cá, o emprego na indústria paulista só cresceu entre os meses de setembro de 1994 e abril de 1995 (período de demanda fortemente aquecida e de queda nominal do câmbio).

Mercado seguro
A AIG-Life lança um novo conceito para vender seguros de vida e de saúde. Abre uma nova agência a cada três meses e, em janeiro, um centro de treinamento para a formação de corretores.

Fatia maior
O comércio varejista deve aumentar sua participação no bolo publicitário no próximo ano, espera Miguel Dib Daud, diretor da SN Publicidade, que conta com pelo menos sete clientes do setor.

Tamanho é documento
No Brasil, o varejo é responsável por 30% dos investimentos em publicidade; nos EUA, por 50%.

Nova composição
Aumentou -para 9%- em 1997 a participação das revistas no bolo publicitário. Em contrapartida, as TV perderam espaço.

Chancela internacional
A expansão no exterior da Antarctica é um dos destaques dados pela revista norte-americana "Advertising Age" a Carlos Alberto Poletini, diretor da empresa, escolhido um dos homens de marketing do ano. A campanha citada é a dos canudinhos, da W/Brasil.

Preparando as armas - 1
A demanda por serviços de consultoria aumentou com o pacote fiscal. Na KPMG, o movimento cresceu 25%. "Os empresários querem medidas pontuais para enfrentar 98", diz Antonio Ribeiro, sócio para a América Latina.

Preparando as armas - 2
Para Ribeiro, predomina a preocupação em melhorar a eficácia operacional. "De qualquer modo, representa mais um passo na busca de competitividade."

Juro pesado
Após crescimento de 22% neste ano, a Hering aposta que o setor vai fechar 98, por conta do impacto dos juros altos na economia, com crescimento de 6%.

Venda relâmpago
Apostando no turismo de negócios, a Inpar lançou e vendeu, em 16 dias, 400 unidades do maior flat já construído em São Paulo. O Caesar Towers Convention Berrini tem um centro de convenções para 1.500 pessoas.

Calendário apertado
Estudo da São Paulo Conventions e Visitors Bureau mostra que 67% dos organizadores de eventos enfrentam dificuldades para encontrar datas.

Ar encanado
A Wintclean Air AB -maior fabricante mundial de robôs para higienização de dutos de ar condicionado- incluiu o representante brasileiro (a Environmental Solutions) na rede mundial interligada. As doenças alérgicas já atingem um em cada cinco brasileiros.

Pronta entrega
O sistema empresa aberta, do Simpi, passa a prestar um novo tipo de serviço: faz alterações contratuais (por exemplo, mudança na composição acionária) pelo prazo máximo de 48 horas.

Para inglês ver
Será lançado dia 18 o livro "Brasil - territórios, povo, trabalho, cultura", uma parceria entre o Ministério das Relações Exteriores e a inciativa privada. O projeto, orçado em R$ 1,2 milhão, foi patrocinado pela BM&F, Volkswagen, Vasp, Fiesp e ABN-Amro.

E-mail: painelsa@uol.com.br

Texto Anterior: Cliente busca presente barato
Próximo Texto: Micro e macro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.