São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guias promovem viagem em dobro

DA REDAÇÃO

Se não é a forma mais eficiente de conhecer Portugal, passear pelo país com o "Guia de Portugal", editado pela Fundação Calouste Gulbenkian, é a mais pitoresca, no mínimo por possibilitar uma viagem dupla, no passeio e na leitura.
A edição atual, disponível em vários volumes nas livrarias lisboetas e na fundação, reproduz a primeira impressão, publicada em 1924 pela Biblioteca Nacional de Lisboa.
A óbvia falta de informações práticas atualizadas é grandemente compensada pela qualidade literária dos textos, preparados por alguns dos mais destacados autores do Portugal do entreguerras.
O panorama do castelo de São Jorge, por exemplo, torna-se "empolgante, digno por si só de uma visita a esse monte histórico, que certamente foi o habitat dos primeiros povoadores de Lisboa", nas palavras de Jaime Cortesão.
Já o Alentejo é, para o organizador da coleção, Raul Proença, uma região onde "não abundam os contrastes, mas há em tudo o que observamos uma energia rude".

Texto Anterior: Vinho e vento compõem paisagem
Próximo Texto: "Mãe Preta" vira um sucesso na capital
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.