São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agentes comunitários vão encaminhar crianças à escola

BETINA BERNARDES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os 55 mil agentes comunitários de saúde vão ajudar o MEC a identificar crianças que estejam fora da escola e encaminhá-las para matrícula em um estabelecimento de ensino.
Contam com agentes comunitários 2.084 municípios, a maioria no Nordeste. É nessa região que estão 50% das crianças de 7 a 14 anos do país que não frequentam escola. Segundo o IBGE, há 2,7 milhões nessa faixa etária fora do sistema de ensino.
"Os agentes estão numa região estratégica para nós. Eles têm uma capilaridade grande justamente onde os índices de pobreza são mais elevados, podendo mobilizar e identificar crianças", disse o ministro da Educação, Paulo Renato Souza.
O ministro disse esperar que os agentes ajudem também na organização dos postos de matrícula que deverão ser montados para funcionar de 7 a 14 de fevereiro em cada distrito do país, fazendo uma "repescagem" das crianças que não tenham sido matriculadas.
"Quem sabe os postos de saúde não podem funcionar como esses postos de matrícula?", disse o ministro da Saúde, Carlos Albuquerque.
Ele afirmou que já há uma parceria importante entre os dois ministérios, como o programa Saúde na Escola, em que os professores ensinam aos alunos noções de prevenção e higiene.
O presidente Fernando Henrique Cardoso, falando sobre a colaboração entre os dois ministérios, pediu que diretores de escolas públicas aceitem todas as matrículas, mesmo que faltem vagas, que as crianças não tenham documentos ou que estejam fora da idade prevista.

Texto Anterior: 75% do dinheiro do MEC vai para federais
Próximo Texto: Verba de merenda deve ser redistribuída, afirma ministro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.