São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsa sobe com juro menor e alta em NY

LUIZ CINTRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Bancos e corretoras continuaram concentrando a atenção nas apostas em torno da taxa básica de juros para o início do ano que vem. Na BM&F, a projeção fechou em 2,65% -a taxa sai hoje após o fechamento do mercado.
O otimismo dos investidores com as declarações do governo, dando como certa uma nova redução da TBC (Taxa do Banco Central) na reunião de hoje do Copom (Comitê de Política Monetária), fez com que a taxa projetada para janeiro chegasse a 2,60% ou 36,5% ao ano no mercado futuro.
No final da tarde, a decisão do banco central dos EUA de manter inalterada sua taxa básica em 5,5% ao ano, confirmando a expectativa dos analistas, serviu de combustível para a Bovespa, que desde o início operava em alta.
A Bolsa de São Paulo encerrou o dia com valorização de 2% e forte movimento financeiro, negociando R$ 1,165 bilhão.
Além da perspectiva de queda dos juros, a Bovespa se animou com o desempenho de Nova York, onde as ações subiram 0,68%.
A reunião de hoje do Copom vai inaugurar a nova sistemática de apresentação do juro, que passará a ser indicado na forma de um índice anual e não mais mensal.
Além disso, a partir da reunião de hoje o Copom deixa de se reunir todos os meses. As reuniões vão ocorrer num prazo de cinco ou seis semanas e a taxa referendada passa a vigorar já no dia seguinte.
Em termos práticos, o impacto da nova sistemática de apresentação dos juros vai se dar porque a taxa irá variar conforme o número de dias úteis. Assim a taxa para o mês de fevereiro será menor que a de janeiro, mesmo que a taxa anual seja mantida. E isso porque janeiro terá 21 dias úteis e fevereiro, 18. Conforme decisão do governo, o cálculo da taxa anual vai levar em conta um total de 252 dias úteis para o ano.

Texto Anterior: Contribuinte tem 180 dias para recorrer
Próximo Texto: Won sobe em 1º dia de livre flutuação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.